Rede municipal de miradouros e bikeparking dá a conhecer o território de Óbidos

0
330

9Meia centena de locais integram as redes, apresentadas como uma proposta à mobilidade suave e promoção do concelho na sua globalidade

“No mar não há primavera nem outono, no mar o tempo não morre.” A frase, extraída do conto Menina do Mar, de Sophia de Mello Breyner, escrita nas costas de um banco branco colocado na curva do Gronho (Bom Sucesso) e com vista para a Lagoa e o Oceano Atlântico convida à contemplação. Este é apenas um dos 20 miradouros que integram a rede municipal, que abrange o concelho de Óbidos. Ainda junto ao mar, há outros em Vale de Janelas e no Bom Sucesso/Royal, mas é também possível usufruir das vistas a partir da eira da junta de A-dos-Negros, do Moinho dos Hipólitos na Amoreira, na colina de Santo Antão, no Arnóia, nas salinas junto ao Arelho, e dentro da vila, entre vários outros locais.
Implementada também recentemente foi a rede municipal de bike parking, em 30 pontos, a maioria deles edifícios públicos, juntas de freguesia, parques de lazer e complexos escolares, mas também nos centros das aldeias. Esta rede entrecruza-se com outras redes e rotas já existentes, como é o caso das dos percursos pedestres e a dos roteiros culturais, que a autarquia pretende que funcionem como “veículo promotor do território, geradores de qualidade de vida e conforto”. Por outro lado, estas redes têm por objetivo fomentar as boas práticas de mobilidade, sustentabilidade, turismo de natureza, assim como a consciencialização para as questões ligadas à saúde e bem estar.
A estratégia do atual executivo passa pela promoção da rede integrada de vias multi-usos existentes (ecovias, percursos pedestres e cicláveis, roteiros culturais e rotas temáticas), associada à divulgação e promoção de pontos chave, e pouco conhecidos, do concelho. “Estes equipamentos, para além de tentarem fomentar e consolidar o conceito de mobilidade suave, oferta turística de natureza e fruição, pretendem promover o concelho na sua globalidade e criar condições para uma melhoria na qualidade de vida dos residentes, de quem nos visita e das gerações futuras”, refere a autarquia.

A vereadora Margarida Reis realça que estas redes pretendem ensinar e motivar a população na prática e uso da bicicleta, trabalhando as suas capacidades motoras e a destreza, ao mesmo tempo que despertam para uma maior sensibilidade e consciencialização face ao meio ambiente e uso das energias limpas.
O município, através da estratégia Óbidos Vila Literária, “integra e encara estas redes como uma valorização do território promovendo a literatura e o livro”, salienta Margarida Reis, lembrando que todos os bancos têm uma frase de um autor/escritor português, enquadrada no local.
De futuro está a ser pensado implementar um programa nas escolas para promover a educação para a mobilidade sustentável, através de ações de mobilidade suave e ciclável, assim como de sensibilização das famílias para estas práticas.
A rede municipal de miradouros e de bikeparking foi realizada através de uma candidatura no âmbito da medida “Renovação de aldeias”, com o valor de cerca de 23 mil euros. Os vários locais que integram as redes podem ser conhecidos online em obidos.pt e através dos QrCodes disponíveis em cada uma das localizações. ■