Robotics Code Raul premiados na BotOlympics

0
629
Os alunos caldenses que participaram no concurso de robótica

Participaram no evento 12 alunos do clube, divididos por três equipas de quatro elementos cada

 

O Clube de Programação e Robótica “Robotics Code Raul” do Agrupamento de Escolas Raul Proença, destacou-se na 9ª edição do Concurso de Robótica, BotOlympics, ao garantir o primeiro lugar nas provas destinadas ao ensino básico e ao ensino secundário. Participaram no evento, que se realizou na Faculdade de Ciências da Universidade de Coimbra nos dias 11 a 14 de maio,12 alunos do clube, divididos por três equipas de quatro elementos cada.
Composto por três provas a decorrer em simultâneo para alunos desde o ensino básico até ao universitário, o concurso BotOlympics tem como objetivo dar a conhecer o mundo da robótica aos mais curiosos. Decorre em ambiente tipo “hackathon” durante quatro dias, onde os participantes têm de desenvolver formas de atingir os objetivos de cada uma das provas.
Bot’n Roll intitulava a prova do ensino secundário, pretendia simular o transporte de mercadorias entre um armazém e vários locais de descarga. Os alunos tinham de programar um robô, capaz de efetuar uma entrega no menor tempo possível, transportando uma encomenda simulada por uma caixa, seguindo um dos caminhos propostos e regressar para recarregar. Já a prova do ensino básico previa a simulação de um automóvel a circular numa estrada com cruzamentos e animais a atravessar. O robô teria de chegar ao destino final no menor tempo possível e contornando os obstáculos que fossem surgindo.
O clube “Robotics Code Raul” é composto por 30 alunos com idades compreendidas entre os 12 e os 18 anos. ■