Os rotários caldenses esperam obter 200 mil euros do Rotary Internacional para entregar ao hospital das Caldas. Este apoio resultará de uma candidatura daquela organização que vai apelar à generosidade dos rotários do resto do mundo, mas que tem de ter um valor base – neste caso de 200 mil euros – que vai ser disponibilizado pela Câmara das Caldas.
Este montante é uma parte dos 400 mil euros que a autarquia já se tinha comprometido a ajudar o CHO e que agora poderá ser aumentado até aos 600 mil euros.
O apoio dos rotários tem como foco o serviço de Pediatria, “que está muito ligado ao hospital caldense”, mas acreditam que possam conseguir arranjar equipamentos para outras áreas, disse António José Correia, o novo presidente do clube aquando da cerimónia de transmissão de tarefas, no passado dia 28 de Junho.
Além deste projecto para o hospital caldense, os rotários vão também fazer uma candidatura para apoiar Cabo Verde, na área dos recursos hídricos e saneamento. Balizado em 50 mil euros, inclui a captação de água e armazenamento de águas da chuva e posterior distribuição por duas escolas primárias na Ilha de Santiago.
O novo presidente do clube, que sucede a Manuela Franco, pretende continuar com as actividades anuais, como os prémios escolares e a distinção do Profissional do Ano, e avançar com algumas novidades. Uma delas será a 1ª Festa de Verão – Dia do Amigo, que pretende comemorar o companheirismo e a amizade.
O evento irá decorar na tarde de 27 de Julho no parque de merendas da Mata Rainha D. Leonor e conta com sardinhada e churrasco. A 5 de Outubro irão ao Reguengo do Fetal para participar na procissão de Nossa Senhora do Fetal, que tem a particularidade de ser feita com luminárias de caracóis.
Na cerimónia de transmissão de tarefas a anterior presidente, Manuela Franco, deu a conhecer as cerca de 30 actividades realizadas no último ano rotário e destacou a coesão da equipa, que permitiu todo este dinamismo. O jovem Ruben Melgaço renovou a presidência do roctaract para este ano.