
Casal dedica-se à produção de azulejos em A-dos-Francos e abriu loja nas Caldas.
Abriu ao público no passado sábado, 22 de outubro, a loja-ateliê Sá Nogueira, na Rua Coronel Andrada Mendoça nº 22, no centro das Caldas da Rainha. Num espaço totalmente renovado é possível adquirir várias propostas de azulejos de José e Amélia Sá Nogueira, que possuem o espaço de produção em A-dos-Francos.
“Percebemos que era o momento de abrir uma loja, pois recebíamos gente de todo o lado a querer visitar o nosso espaço”, contou o casal, que recebe estrangeiros interessados em conhecer as várias fases da produção do azulejo português.
“Somos e queremos continuar a ser um ateliê, o que é sempre algo fascinante e atrai público”, contam os ceramistas, que recebem franceses, ingleses e fazem videochamadas com os familiares para acertar detalhes sobre quais são as peças que, afinal, pretendem levar.
“O nosso público é oriundo do turismo e constatamos que este é um mundo sem fronteiras! Temos a noção que vender um azulejo é, também, vender um pouco do país e da nossa história”, diz Amélia Sá Nogueira, que dá a conhecer aos clientes como é que o azulejo do século XVI chegou a Portugal e ainda conta com detalhe a história dos diferentes motivos relacionados com identidade portuguesa.
A produção dos azulejos Sá Nogueira é totalmente manual e, pelas mãos destes artífices, os simples azulejos ganham novas funções, pois o casal vai introduzindo inovações, transformando-os em bases para comida ou para quentes, caixas com tampas em azulejo, grandes painéis, além das tradicionais lambrilhas ou pratos com relevo em azulejo hispano árabe.
O ateliê recebe também pedidos de encomendas para projetos de arquitetura e de design de interiores para clientes de todo o mundo, contribuindo, também desta forma, para a divulgação da azulejaria portuguesa.
“Durante o confinamento notámos que houve uma valorização do espaço casa, o que acabou por nos dar ideias para o desenvolvimento de novos produtos”, dizem os empresários, que também comercializam as molduras que complementam os trabalhos azulejares.
Para a abertura da loja, José e Amélia Sá Nogueira contaram com a preciosa ajuda de familiares e também de alguns elementos da equipa de trabalho que vão estar a pintar azulejo ao vivo neste novo espaço comercial.
A loja, que tem um carácter de showroom da marca Sá Nogueira, criada em 2001, irá receber grupos de interessados que poderão conhecer um pouco mais sobre a história da azulejaria.
“Temos peças com preços entre os 10 e os 600€”, remata o casal de autores, que produz peças que estão presentes em lojas de referência e na rede de lojas de vários museus e palácios de Portugal, bem como em Espanha, Estados Unidos, Holanda, Reino Unido, França, Alemanha, Japão, Canadá e também na Índia (Goa).