Divulgar sabores menos conhecidos na cozinha italiana foi um dos objectivos do almoço de 9 de Maio na Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste, o penúltimo servido pelos alunos finalistas antes do final deste ano lectivo.
Aos comensais foram servidos sardinha marinada como entrada, sopa minestrone (caldo de carne com legumes e massa), esparguete com frutos do mar, medalhão de novilho com mozarela e, na sobremesa, zucotto (uma espécie de pão-de-ló recheado).
Quando se fala em sabores italianos “todos nós pensamos em massa, pizza e lasanha, mas procurámos fazer algo diferente, menos conhecido do público, como a sardinha e a sopa”, explicou Nelson Martins, o chefe de cozinha desse dia.
Nelson Martins, de 27 anos, que é um dos alunos transferidos no início deste ano para as Caldas da escola de Santarém, que encerrou o ano passado.
Para Nelson Martins, apesar do incómodo na deslocação para as Caldas uma vez que é de Santarém, a mudança foi positiva porque “em termos gerais a experiência tem sido melhor aqui”. Na sua opinião, os professores nas Caldas estão mais disponíveis e as condições físicas também são melhores.
O aluno acha muito positiva a iniciativa dos menus especiais às sextas-feiras, com os finalistas a serem responsáveis pela confecção e o serviço de uma refeição. “Temos aprendido muita coisa com estes eventos todas as semanas e é como se estivéssemos num restaurante”, referiu.
Terminado o curso, Nelson Martins vai agora estagiar no restaurante Belcanto (no Chiado), de José Avillez, e depois quer continuar a trabalhar na zona de Lisboa.
Pedro Antunes
pantunes@gazetadascaldas.pt