Sala “Incluir pela Arte” inaugurada em Óbidos

0
198
A dança, a pintura, a cerâmica, a música ou a nutrição são algumas das áreas a ser trabalhadas nos ateliers

Projeto estimula integração e inclusão e destina-se a crianças e a seniores obidenses

“Incluir pela Arte” é o nome da nova sala que foi inaugurada no Espaço F(elicidade), em Óbidos. A funcionar no Complexo Desportivo, este novo espaço pretende, como o nome indica, estimular a inclusão e a integração através das diferentes formas de arte. Inaugurado no dia 27 de fevereiro,
Esta é uma nova oferta em Óbidos, que abrange crianças e seniores e “que pretende estimular competências, como a integração, a socialização, a valorização pessoal, o sentimento e a pertença, contribuindo para a melhoria e qualidade de vida e bem-estar de todos”, afirmou Margarida Reis, vereadora com o pelouro do Desporto, Saúde e Bem-Estar. “Este projeto foi pensado há cinco anos”, revelou, deixando um agradecimento especial a Fernanda Portugal.
Este é “um espaço dedicado à exploração livre, com supervisão e orientação, onde através das práticas artísticas participativas, as pessoas podem dar asas à criatividade e imaginação de uma forma natural e espontânea”, caraterizou.
A funcionar em formato ATL, é um “espaço de intervenção multidisciplinar, desenvolvendo oficinas artísticas em diferentes áreas, como pintura, cerâmica, música, nutrição, psicologia, entre outras, e que vem também dar uma resposta a pessoas que não têm enquadramento ou vaga em instituições.
Desde 6 de janeiro, conta com um utente que sofre de uma deficiência a frequentar a sala três tardes por semana. “Tem sido uma mais-valia para o utente e para a família”, disse, revelando que há mais seis pessoas que irão começar brevemente a beneficiar do mesmo. A sala funciona com uma equipa de duas pessoas que faz o planeamento para as oficinas, que contam com 21 colaboradores, cada um na sua arte.
“Existem diversos tipos de apoio, mediante a autonomia de cada pessoa ou grupo”, explicou.
Filipe Daniel, presidente da Câmara Municipal de Óbidos, disse que a Sala Incluir Pela Arte “surge da necessidade” e que é um apoio terapêutico gratuito para a população. Os utentes serão encaminhados pelas Juntas de Freguesia, associações, escolas e centros de saúde do concelho.
“Óbidos, pela sua estrutura, tem algumas particularidades que dificultam do ponto vista da deficiência e da mobilidade e estamos a trilhar esse caminho”, disse o autarca.
Esta nova oferta funciona todos os dias da semana, entre as 10h00 e as 18h00, existindo ainda a possibilidade de vir a abrir no fim-de-semana.
O Espaço F resulta de um investimento da autarquia de cerca de 35 mil euros em materiais, e contou com a comparticipação dos Rotary na sala Snoozland.
Ali ao lado, o chefe de divisão e o técnico da autarquia estavam a avaliar o sintético. “Esperamos que este ano vá ser renovado”, disse. ■