Sales Henriques recebeu a Fénix de Honra

0
958
notícias das Caldas
O busto de homenagem a Sales Henriques colocado em frente ao quartel dos bombeiros

Aos 84 anos o antigo comandante dos Bombeiros Voluntários das Caldas da Rainha, Henrique Sales Henriques, foi a primeira personalidade em Portugal a receber a Fénix de Honra,
O galardão da Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) foi proposto pela Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários das Caldas e aprovado por unanimidade pelo conselho nacional daquela instituição. Até à data aquele galardão só tinha sido atribuído a associações de bombeiros com mais de 100 anos de existência.
A entrega foi feita a 15 de Maio, numa cerimónia especial no salão do quartel dos bombeiros caldenses, com a presença de muitos convidados, individualidades e a família do homenageado.

Sales Henriques, neto de um dos fundadores dos bombeiros das Caldas, foi comandante da corporação entre 1969 e 2001 e é actualmente presidente da Assembleia Geral da associação. Do seu percurso assinala-se também o facto de ter sido vereador da autarquia caldense em dois mandatos.
Ao contrário do que tinha sido anunciado, o presidente da Liga, Duarte Caldeira, não esteve presente na cerimónia, porque nesse dia estava na inauguração do novo quartel de São Pedro de Sintra, com o ministro da Administração Interna.
Coube ao vice-presidente daquela instituição, Rui Silva, a tarefa de entregar a distinção. Este dirigente é caldense e iniciou a sua actividade nos bombeiros desta cidade, tendo por isso Sales Henriques como uma grande referência.
Instado a fazer um discurso, Sales Henriques disse apenas: “amigos, obrigado”.
Presente na cerimónia esteve também Jacinto Pedrosa, antigo comandante dos bombeiros de Peniche (de 1969 a 1996), que a 19 de Junho irá também receber a Fénix de Honra.

Busto colocado em frente ao quartel

No dia 15 foi também inaugurado um busto de homenagem ao ex-comandante Henrique Sales Henriques.
Segundo Carlos Sousa, representante da comissão constituída para a colocação do busto, a figura de Sales Henriques é “incontornável e inesquecível”.
Para o comandante dos bombeiros caldenses, José António Silva, a cidade das Caldas deve estar orgulhosa “por ter um homem que mereceu a primeira Fénix de Honra que a Liga atribuiu em nome individual”.
O comandante distrital de Operações e Socorro de Leiria, José Moura, recordou os cerca de 20 anos que trabalhou com Henrique Sales Henriques. Acabaria também por o suceder à frente do comando dos bombeiros das Caldas.
Segundo José Moura, mesmo depois de ter concluído uma licenciatura, um mestrado e um doutoramento, continua a ser o quartel dos bombeiros das Caldas a sua referência como “escola de vida e a sua grande universidade”.
Na cerimónia, 12 recrutas que concluíram o curso de instrução inicial de bombeiros fizeram o juramento de bandeira.
Os novos bombeiros vão já participar na época de combate a fogos florestais, cuja fase Bravo começou exactamente a 15 de Maio e prolonga-se até 30 de Junho. De 1 de Julho a 30 de Setembro entra-se na fase Charlie, durante a qual a probabilidade de incêndios florestais é maior.
Segundo o governador civil de Leiria, Paiva de Carvalho, embora esteja previsto que a nível nacional haja menos meios aéreos disponíveis, no distrito isso não irá acontecer.
Numa casa onde tanto se trabalha em prol da segurança dos outros, o governador civil salientou a necessidade dos cidadãos darem uma maior importância à prevenção quando conduzem ou vão a banhos. “Sejamos seguros naquilo que fazemos”, sublinhou.