Tasquinhas com melhor cartaz e maior orçamento de sempre

0
1242
Gazeta das Caldas
A comitiva, liderada pelo presidente, deu a volta a todas as tasquinhas do certame
- publicidade -

Até ao dia 15 de Agosto a Expotur – Festa de Verão promete ser o habitual sucesso. Ao todo, o certame é constituído por 21 tasquinhas e 117 pavilhões de exposição e custou 160 mil euros à Câmara, mais 15 mil euros do que no ano anterior. Metade do valor foi investido no programa de animação musical, agora melhorado, em relação às anteriores edições. O tão famoso projecto para a construção das cozinhas de apoio vai ser apresentado no evento, uma promessa feita pela autarquia há pelo menos quatro anos.

A Expoeste dispõe de mais de 2500 lugares sentados que encheram logo no primeiro dia

Decorreu a 3 de Agosto e foi uma das inaugurações das Tasquinhas mais quentes de sempre. “Há 23 anos que fazemos este certame e este é o ano de mais calor!” dizia António Marques, responsável pela Expoeste, revelando que não é possível instalar sistemas de ar condicionado no pavilhão dado que uma das exigências da ASAE é que as portas do parque de exposições se mantenham abertos para o exterior.
Autarcas e convidados realizaram a clássica volta por todas as tasquinhas e stands do certame, numa autêntica prova de “endurance” de comes e bebes. A ideia era provar iguarias e dar dois dedos de conversa com quem se ocupa de as cozinhar. Há muitos cumprimentos aos responsáveis dos vários espaços, sejam de divulgação institucional ou de artesanato. A freguesia de Salir do Porto, por exemplo, trouxe a água da Pocinha e dava–a a provar a quem quisesse. Esta conhecida água, que possui características terapêuticas, está em destaque, assim como as caixas de morangos que se produzem no Bouro e que pertencem à freguesia de Salir.

União de freguesias em realidade virtual

- publicidade -

A comitiva dirigiu-se em seguida ao stand da União de Freguesias de Sto. Onofre e Serra do Bouro. E isto porque o seu presidente decidiu apostar nas novas tecnologias. Foram filmados dois vídeos do território das duas freguesias, com câmaras de 360º e quem visita o stand senta-se numa cadeira giratória, coloca os óculos e durante cinco minutos tem a oportunidade de visitar vários locais como se estivesse inserido no local. Destaque também para a filmagem que foi feita no Skate Parque, cheia de dinamismo dado pelos jovens que andam de bicicleta e de skate e que “passam” mesmo à frente do écran virtual.
As visualizações estavam previstas para passar entre as 19h30 e as 22h30, mas os pedidos para visualizar são tantos que na verdade os óculos de realidade virtual estão em uso permanente, isto é, “estão a ser feitas durante as quatro horas que a bateria aguenta!”, disse Jorge Varela. Nos primeiros três dias, mais de 200 pessoas quiseram ver o território desta união de freguesias. O autarca acha que a aposta está a ser ganha dado que “estamos a mostrar o nosso território de uma forma dinâmica, jovem e moderna”. O equipamento foi alugado e segundo o presidente, o custo de montagem do stand da sua União vai ficar abaixo dos 2000 euros.

Cozinhas finalmente apresentadas

Até ao final das Tasquinhas “será apresentado um pré-projecto para a realização das cozinhas”. Quem o disse foi António Marques, responsável pela Expoeste explicando que, em princípio, serão 20 cozinhas. Para já, o presidente da Câmara, Tinta Ferreira, não quis avançar com uma estimativa de orçamento.
Entre as novidades deste ano conta-se com o regresso da Foz do Arelho, “depois de uma grande pressão nossa dado que é uma das freguesias mais emblemáticas da beira mar”, disse António Marques, referindo que a organização do evento quer que a esmagadora maioria das freguesias do concelho esteja presente. Há dois anos que a Foz do Arelho não participava no certame.
E entre as tasquinhas não faltam os habitais pratos de cozido à portuguesa, cabrito ou leitão assado, coelho assado à moda de Porto Mouro, as queixadas no forno das Trabalhias , bacalhau com tiborna e chícharos com respos (carne recheada com bacon e chouriço). Estes dois últimos pratos são da Fanadia e os seus responsáveis revelaram alguma preocupação por haver poucos chícharos para adquirir no mercado. A leguminosa de origem árabe está em falta e Sérgio Pereira, um dos responsáveis do rancho daquela localidade, lamentou o facto de não ter plantado mais quantidade para agora poder estar mais à vontade.

Mais e melhores artistas

“As tasquinhas do ponto do vista do espaço e da gastronomia mantém a qualidade e o ambiente familiar”. Palavras de Tinta Ferreira que liderou a comitiva de provas. Para o autarca, as associações estão a dar o seu melhor e “acho que este ano o cartaz dos artistas vai engrandecer o evento”. Tinta Ferreira acha certa a aposta no cartaz que inlcui Quinta do Bill, Toy, Iran Costa, Mila Ferreira, Mirtilos da Vila, entre outros grupos.
No total a câmara das Caldas investe 160 mil euros nas Tasquinhas, mais 15 mil euros do que no ano passado e metade do valor global é para o programa de animação.
“Estou convencido que será como habitualmente uma grande festa!”, disse o autarca, salientando o Dia do Emigrante.
As Tasquinhas funcionam entre as 18h00 e a meia-noite e hoje, 10 de Agosto, actuam os Estrelas de Portugal. No sábado, dia 11, actuará Mila Ferreira e a 12 os Mirtilos da Vila. Segunda feira, 13, sobem ao palco os Irmãos Verdades, enquanto que, na terça dia 14, será a vez de Júlia Valentim e Fernando Correia Marques. No último dia, a animação está a cargo da Orquestra Ligeira do Monte Olivett.

- publicidade -