Terra tremeu no sábado e no domingo no Oeste

0
704
- publicidade -

Dois sismos de intensidade fraca a moderada foram sentidos no passado fim-de-semana no Oeste, sem que se tenham registado quaisquer danos. Um deles teve epicentro no mar, a noroeste das Caldas da Rainha e o outro no Cadaval.

O primeiro abalo foi sentido na madrugada de sexta-feira para sábado. Verificou-se, segundo dados do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), pelas 2h17 e teve uma magnitude de 3,5 na escala de Richter (que vai de 1 a 10), com epicentro a noroeste das Caldas da Rainha a uma profundidade de quatro metros.
No domingo os oestinos voltaram a sentir o chão tremer, pelas 15h05. Desta vez o epicentro foi a nordeste do Cadaval e a origem foi a 11 metros de profundidade. A intensidade e a magnitude deste tremor de terra foi igual ao do dia anterior.
Foram vários os depoimentos nas redes sociais a testemunhar os abalos, mas não se verificaram danos materiais. De resto, entre 2,9 e 3,9 na escala de Richter os terramotos e maremotos são considerados sismos pequenos, que são frequentemente sentidos mas não costumam causar danos. Na escala de Mercalli Modificada estes fenómenos atingiram a intensidade III/IV, fraco e moderado.
De acordo com o que se pode ler na página web do IPMA, os sismos desta intensidade fazem baloiçar objectos suspensos e provocam uma vibração semelhante à da passagem de veículos pesados. Pode ainda sentir-se o tremor de portas, janelas e loiças e, num extremo, as paredes e as estruturas de madeira rangerem.
Estes foram os dois sismos sentidos em várias localidades da região, incluindo Caldas da Rainha e Óbidos, mas houve mais actividade sísmica nos últimos dias.
O primeiro a ser registado foi na sexta-feira, 29 de Julho, pelas 9h02, com epicentro a sudoeste de Alcobaça e teve uma magnitude de 1,5 na escala de Richter. No domingo, a seguir ao abalo mais forte, seguiram-se mais três de menor magnitude (2,0, 1,8 e 0,9) até às 21h53, que poderão ter sido réplicas do primeiro, já que foram registados em locais muito próximos e com intensidade regressiva.
O último abalo sentido nas Caldas da Rainha foi registado a 31 de Março de 2014 e teve uma magnitude de 2,6 na escala de Richter.
O sismo de 28 Fevereiro de 1969 foi o maior sentido em Portugal continental com uma intensidade de 8 na escala de Richter.

- publicidade -

ASSALTADO POR CINCO AGRESSORES

No dia 30 de Junho um homem foi atacado e assaltado por um grupo de cinco pessoas, no Baleal. A vítima seguia na via pública quando foi ameaçado e depois agarrada pelo pescoço. Os agressores roubaram-lhe o telemóvel e valor em dinheiro.
No dia 31 foi furtado um automóvel que estava estacionado numa residência no Nadadouro. Nas Caldas da Rainha um homem de 41 anos foi detido por agressão e injúria a um agente da PSP na sequência de uma ocorrência. Ainda nesse dia um homem foi detido em Alcobaça, por tráfico de droga. Foram-lhe apreendidas 160 doses de haxixe e valor em dinheiro que não foi divulgado. Já no dia 26 de Julho tinha sido detido em A-dos-Francos um homem por consumo e tráfico de drogas, que tinha consigo 13 doses de cannabis.
Entre 25 e 31 de Julho a GNR registou 35 acidentes nas estradas da região, com 17 feridos leves e um grave. Em Alcobaça um jovem de 19 anos foi detido por condução sem habilitação legal. Nas Caldas, um jovem de 23 anos foi apanhado a conduzir com uma taxa de alcoolemia de 1,41 g/l.  J.R.

- publicidade -