Três toneladas de chocolate “adoçam” festival

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A apresentação do festival decorreu no armazém onde são criados os cenários

Os loucos anos 1920 são tema do evento em Óbidos, que assinala duas décadas e se estende por toda a vila durante dois fins de semana

Uma réplica de um Ford T, com quase 2 metros, estará estacionada na Óbidos Chocolate House, a primeira fábrica de chocolate privada da vila e que abre portas com o evento. A escultura de chocolate, juntamente com outras sete, todas alusivas à temática desta edição, está a ser criada pela equipa do chef chocolateiro Abner Ivan e estará concretizada a 25 de março, quando arranca o Festival Internacional de Chocolate. Uma antiga versão do Mickey Mouse, dançarinos de tango, um músico do género Charleston, uma mala Chanel e alguns utensílios evoluídos para a época, como o ferro de engomar ou a máquinas de lavar a roupa, ou ainda um rádio e uma grafonola, serão alguns dos exemplares recriados.
O evento tem lugar durante dois fins de semana, entre sexta-feira e domingo, por vários locais da vila, tal como aconteceu nas primeiras edições. Na Praça de Santa Maria haverá uma Fábrica de Chocolate onde será mostrado o processo produtivo, desde o cacau. “A ideia é que as famílias também possam fazer parte da unidade fabril que vamos simular ao personalizar o seu próprio chocolate”, explicou Ricardo Duque, administrador da Óbidos Criativa durante a apresentação do evento, feita a 17 de fevereiro, nos armazéns onde são criados os cenários para o festival.
No Largo da Porta da Vila os visitantes poderão assistir à realização de uma escultura ao vivo, enquanto que na Casa da Música haverá demonstrações de “showcooking”. Haverá ainda locais para degustação de cocktails e bebidas com chocolate, cursos e concursos, expositores, oficinas e ateliers.
No Museu Abílio haverá moda com chocolate e, pelas ruas da vila, animação com artes circenses. O festival integra ainda uma corrida e caminhada de chocolate, ambas a decorrer na tarde de 26 de março.
Esta edição terá a curadoria de Francisco Siopa, chef executivo no Penha Longa Hotel, que destacou que o certame pretende afirmar a profissionalização com a presença das principais marcas de chocolate, de artesãos e também workshops diversos, mostrando “às pessoas que o chocolate tem uma vertente muito alargada”, relacionando-o com a cozinha, bebidas ou saúde”.
De acordo com o presidente da Câmara, Filipe Daniel, este evento integra uma estratégia de “alavancar o território de Óbidos mas também dos concelhos vizinhos”, garantindo que terão “as melhores pessoas a trabalhar nestas matérias” e que irão continuar a “inovar e surpreender” os visitantes.
Com um investimento a rondar os 200 mil euros, o festival está a ser preparado há cerca de um mês por uma equipa de meia centena de pessoas.