- publicidade -

O Verão no Oeste é uma festa. Até meados de Setembro os eventos sucedem-se por todos os municípios que compõem a região e há de todos os tipos e para todos os gostos. Gazeta das Caldas fez uma compilação dos principais eventos para que esteja a par de tudo o que pode desfrutar. Haverá feiras e festas populares, mas também mercados medievais, recriações históricas, sempre com a gastronomia, a música e muita diversão à mistura. Além destes grandes eventos, por todos os concelhos também se realizam inúmeras festas tradicionais das localidades. Não há motivos, por isso, para ficar em casa.

 

CISTERMÚSICA ATÉ AO FINAL DO MÊS

- publicidade -

Já está a decorrer em Alcobaça o festival Cistermúsica, que conta alguns dos melhores intérpretes de música e de dança na cena nacional e internacional. Até 28 de Julho, o palco principal é o Mosteiro de Alcobaça, mas serão realizados espectáculos de forma descentralizada, como em Leiria, Peniche, Benedita, Évora, Penacova, Pataias e Arouca. Um dos concertos mais sonantes em cartaz realiza-se já amanhã, 13 de Julho, e junta Camané e Mário Laginha. Além deste, ainda há mais 24 espectáculos para assistir.

MERCADO MEDIEVAL DE ÓBIDOS

Em Óbidos, a Cerca do Castelo revive de 18 de Julho a 4 de Agosto (apenas de quinta-feira a domingo) mais uma edição do Mercado Medieval. O evento tem cariz de apoio à comunidade e são as colectividades do concelho que assumem o funcionamento das “tasquinhas”. Mas os aromas e os sabores dos churrascos medievais são apenas uma parte do certame, cujo programa é sempre muito diversificado e rico. A animação é constante, com actores, malabaristas, manipuladores de fogo e jograis a mostrar as suas artes e cantorias. Uma parte sempre muito apelativa são os torneios medievais que decorrem na liça e se repetem várias vezes por dia.

REVIVER O SÉCULO XIX NA LOURINHÃ

É já de 19 a 21 de Julho que o Vimeiro, no concelho da Lourinhã, recebe a Recriação da Batalha do Vimeiro 1808, acompanhada por um Mercado Oitocentista.
O evento propõe uma viagem de 200 anos no tempo para reviver a batalha travada entre o exército invasor francês, comandado por Junot, e as forças anglo-lusas, sob o comando de Sir Arthur Wellesley, que viria a tornar-se Duque de Wellington. Depois da batalha da Roliça, Wellesley deslocou os seus soldados para o Vimeiro de modo a integrar os reforços que desembarcaram na Praia de Porto Novo, momento importante na restauração da independência portuguesa.
Além da batalha, será recriado um mercado oitocentista, com ofícios da época, animações de rua, teatro, concertos, mostra e venda de produtos, gastronomia, workshops e diversões para os mais pequenos. Serão ainda realizadas visitas guiadas ao Centro de Interpretação da Batalha do Vimeiro e espectáculos de fogo.

Festas de N. Sra. da Boa Viagem em Peniche

No primeiro dia de Agosto arranca a festa de Peniche, em honra de N. Sra. da Boa Viagem. Fernando Daniel é o cabeça de cartaz na abertura, que conta com os Hybrid Theory (tributo aos Linkin Park) e com os DJ’s Olga Ryazanova, João Rivero e PDJ. No dia 2 sobem a palco os Resistência, Rock n’Roll Station e os DJ’s Zinko e Lourenço.
Raquel Tavares é o nome grande do terceiro dia de festa, que tem entrada livre. É também nesse dia que se realiza a procissão no mar e o espectáculo musical. No Maka e DJ Y.A.M.A. completam o cartaz. José Cid leva os seus clássicos temas a Peniche no dia 4, que conta ainda com a banda Funkoff, Pedro Carrilho e DJ Sudaka.
O rapper Dillaz actua a 5 de Agosto, assim como Mastiksoul, Matay e os DJ’s João Rivero e PDJ.
O encerramento estará a cargo de Aurea, a 5 de Agosto, numa noite em que os Stoned prestam tributo aos Rolling Stones e sobem à cabine os DJ’s Christian F e Nigga com Mr. Groove.
Até ao fim do mês a pulseira que dá entrada em todas as noites custa 8,50 euros. A partir daí passa para os 10 euros. As entradas diárias variam entre os 3 e os 5 euros. As entradas são livres para crianças com menos de 13 anos.

TASQUINHAS NA EXPOESTE

Chama-se a Festa de Verão, mas toda a gente a conhece, simplesmente, pelas Tasquinhas. Formam a primeira parte de um mês de Agosto com festa quase todos os dias nas Caldas da Rainha e começa ente ano a 2 de Agosto, prolongando-se até ao dia 11. O evento transforma a Expoeste num restaurante gigante, com capacidade para mais de 2000 pessoas sentadas. As colectividades do concelho confeccionam as suas iguarias e têm aqui oportunidade para fazerem uma importante receita. A acompanhar a refeição, há ritmos da música tradicional portuguesa e dos grupos etnográficos do concelho. O artesanato também assume papel de destaque neste evento que tem um dia dedicado aos emigrantes.

CORRIDA DE BURROS EM FERREL

A Festa de Ferrel é um caso à parte entre as festas de aldeia. No concelho de Peniche, encostado ao Baleal, os promotores desta festa têm sabido aproveitar o potencial que o turismo para atrair mais visitantes. A edição deste ano realiza-se de 5 a 10 de Agosto e como cabeças de cartaz tem The Gift, os Anjos e Quim Barreiros. Os festejos em honra da Nª Sra. da Guia conta ainda com actuação de DJ’s de renome. Imperdível é a tradicional corrida de burros, que tem lugar no derradeiro dia. Haverá ainda um espectáculo de motociclismo freestyle por Arrepiado.

ARRUDA CELEBRA Nª SRA. DA SALVAÇÃO

O 15 de Agosto há feira nas Caldas da Rainha e tourada, mas também é um dia especial em Arruda dos Vinhos, no qual se celebra em honra de Nossa Senhora da Salvação. Não é um, mas 13 dias de festa, entre 6 e 18 de Agosto, durante os quais a comunidade se reúne para as cerimónias religiosas, etnográficas e tauromáquicas que ocorrem na vila. O evento dá especial relevo à história e à tradição, mas também abre caminho à inovação e ao futuro. Os festejos contêm arraiais populares e espaços para saborear a gastronomia local e a tradição dos vinhos.

VINHO E PERA ROCHA NO BOMBARRAL

Todos os anos a Mata Real do Bombarral é cenário para o Festival do Vinho Português e a Feira Nacional da Pêra Rocha, que em 2019 atingem, respectivamente, a 36ª e 26ª edições. Este ano o festival decorre de 6 a 11 de Agosto. Como é habitual, quem visita o certame terá oportunidade de provar alguns dos melhores vinhos nacionais e de se deliciar com as mais diversas iguarias associadas à Pêra Rocha.
O certame conta ainda com espaços gastronómicos e mostra de actividades económicas do concelho. A música também não vai faltar em diversas zonas do recinto. No palco principal vão passar a Banda Xeques, Fernando Pereira acompanhado pela West Europe Orchestra, Miguel Gameiro, os Resistência, Mishlawi e os Carapaus, Azeite e Alho.

REVIVER A BATALHA DE ALJUBARROTA

De 10 a 14 de Agosto também Aljubarrota viaja no tempo para recordar a Batalha de Aljubarrota e a lenda da sua padeira, Brites de Almeida. O evento medieval dá oportunidade de provar o afamado pão, mas também os queijos, os enchidos, os licores, os doces, o mel e as compotas. Também haverá espaço para a olaria, a tecelagem e os bordados, num ambiente típico da época. Nem faltam as tavernas, os cortejos, nem torneios a pé e a cavalo. A música e a animação de rua fazem igualmente parte do programa. Porém, os momentos altos são as diversas recriações, entre as quais a da batalha.

FRUTOS, HORTÍCOLAS E MÚSICA

De volta às Caldas da Rainha, de 16 a 25 de Agosto o Parque D. Carlos I recebe a Frutos – Feira de Hortofruticultura. A venda de produtos hortícolas da região serve de base para um evento aglutinador do concelho, onde cabem mostras gastronómicas, empresariais e de artesanato. Os espaços de animação e as actividades lúdicas são chamariz para os mais novos e os concertos com grandes nomes da música nacional atraem milhares de pessoas. Jorge Palma, Bárbara Bandeira, André Sardet, João Pedro Pais e Rui Veloso são apenas alguns dos nomes no cartaz.
Na edição deste ano, quem adquirir o bilhete eletrónico receberá no evento uma ecobox, que consiste num vaso biodegradável onde irá crescer uma árvore.

FEIRA DE SÃO BERNARDO

Alcobaça honra, desde a Idade Média, o fundador da Ordem de Cister, São Bernardo. Conta-se que a feira foi instituída por lavradores e artesãos para trocarem e venderem os seus produtos. Hoje o certame une a tradição e a modernidade. Conta com uma mostra de artesanato, exposição de actividades económicas, provas hípicas e de perícia automóvel e o circuito de ciclismo. A doçaria regional e os petiscos também não faltam, assim como os concertos e muita animação para os mais jovens com os carroceis.
O certame realiza-se de 20 a 25 de Agosto. O município de Alcobaça ainda não divulgou o cartaz.

FESTAS DO SÍTIO NA NAZARÉ

De 7 a 17 de Setembro o Sítio da Nazaré acolhe as festas populares da Nazaré. A edição deste ano é a primeira que será inteiramente organizada pelo município nazareno.
O evento tem como ponto de partida as cerimónias solenes em honra de Nossa Senhora da Nazaré, que incluem missa e procissão. Como complemento, no Parque Atlântico realizam-se as restantes festividades, com animação musical, diversões para miúdos e graúdos, gastronomia e actividades económicas.
O cartaz oficial ainda não foi publicado, mas a Câmara da Nazaré promete novidades para a edição deste ano.

A ALMA DO VINHO EM ALENQUER

Em Alenquer o final do Verão é assinalado com o festival Alma do Vinho, que se realiza de 12 a 15 de Setembro. O certame é promovido pela Câmara de Alenquer e assume-se como o maior festival de vinho da Região de Lisboa.
O cartaz do festival ainda não está disponível, mas atendendo às edições anteriores poderá contar-se com provas de vinho premium e provas comentadas, passeios enoturísticos, exposições, mostras económicas e concertos com algumas das referências do panorama musical português da actualidade.

FESTAS E FEIRA DE VERÃO

Também sem programa publicado, nem datas, está o evento Festas e Feira de Verão, no Sobral de Monte Agraço, que deverá decorrer em meados de Setembro. Estas festas têm uma componente tauromáquica, com largadas de touros ao uso de Pamplona, mas não faltam concertos, desfiles e outras actividades.
Este deverá ser o evento que fecha as grandes festas de Verão no Oeste, mas as festividades continuam em Outubro, com eventos como o Caldas Nice Jazz, as Adiafas no Cadaval, o Folio em Óbidos ou o Books and Movies em Alcobaça, pelo que no Outono continuará a haver muito para ver no Oeste.

- publicidade -