Um camionista de 41 anos foi detido nas Caldas da Rainha, ao final da tarde de 1 de Agosto, depois de ter alegadamente agredido a sua mulher, com a mesma idade, e um polícia na via pública.
O casal não está actualmente a viver junto e estão em processo de divórcio por mútuo consentimento.
Segundo a PSP, os polícias foram chamados à casa dos pais do homem pela sua mulher, porque esta iria ao local buscar as filhas (as quais tinha deixado nessa manhã) e temia que o seu marido a agredisse porque já a teria ameaçado telefonicamente.
Em comunicado, a PSP relatou que durante a discussão que se gerou na via pública o homem terá empurrado a vítima com violência contra um muro, tendo os agentes policiais tentado agarrá-lo.
“Para consumar a detenção do indivíduo foi necessário usar a força estritamente necessária, tendo um dos agentes levado diversos murros, que o atingiram na face esquerda, boca e queixo”, explica a PSP em comunicado.
O polícia teve necessidade de receber tratamento hospitalar e, embora não tenha necessitado de internamento, ficou de baixa médica.
No entanto, Hermínio Maçãs, advogado do alegado agressor, salienta que essa é a versão da PSP. Prova disso, na sua opinião, é o facto de o indivíduo ter sido colocado em liberdade depois de ter sido presente a tribunal.
Só que, depois de estar livre, o homem voltou a tentar falar com a sua mulher à porta de casa e só depois de Hermínio Maçãs se deslocar ao local é que este se retirou.
No Bombarral a GNR deteve no dia 2 de Agosto um homem de 45 anos por ameaçar a companheira com uma arma de fogo. A mulher teve que se esconder na casa de banho de um estabelecimento comercial para fugir.
Presidente da Câmara de Rio Maior vítima de violência doméstica
Em Rio Maior, a presidente da Câmara Municipal, Isaura Morais, apresentou queixa na Polícia Judiciária de Leiria contra o seu ex-namorado por violência doméstica.
Segundo a imprensa diária, a autarca diz ter sido alvo de violência e ameaças de morte por parte do seu companheiro nos últimos seis anos, tendo conseguido sempre ocultar as mazelas deixadas.
Durante a tarde de 30 de Julho, a PJ efectuou buscas domiciliárias à residência que ambos partilhavam, tendo encontrado armas ilegais.
O homem foi detido por chantagem, posse de armas ilegais, extorsão, violência física e psicológica, mas, presente ao Tribunal de Peniche, foi constituído arguido com termo de identidade e residência e ficou em liberdade.
Dez milhões de cigarros apreendidos na região Oeste
Uma grande operação da Unidade Nacional de Combate à Corrupção da Polícia Judiciária levou à apreensão de um contentor de 40 pés com 10 milhões de cigarros e à detenção de quatro indivíduos na região Oeste (Torres Vedras e Peniche). Foram ainda apreendidos os meios de transporte envolvidos (duas viaturas ligeiras e um pesado de mercadorias).
Esta operação decorreu no âmbito de um inquérito em curso, a correr no DIAP de Lisboa, em que se investiga a prática dos crimes de contrabando qualificado, contrabando de circulação, falsificação de documento e associação criminosa.
A operação consistiu na detecção, seguimento, vigilância e intersecção do contentor, do porto de Leixões (com o apoio da Direcção Geral das Alfândegas e dos Impostos Especiais sobre o Consumo – DGAIEC, no local) para a zona de Peniche.
Quando as autoridades os surpreenderam, os suspeitos de contrabando fugiram e tentaram abalroar viaturas e agentes policiais.
Foram depois perseguidos até Torres Vedras, onde foram apanhados.
A mercadoria apreendida (cerca de 500 mil maços de cigarros da marca Benson & Hedges) era proveniente da China e foi avaliada em dois milhões de euros (a que corresponde uma prestação tributária que ronda um milhão e meio de euros).
Os detidos foram presentes para primeiro interrogatório judicial no TIC de Lisboa, tendo-lhes sido decretadas medidas de coacção que vão do termo de identidade e residência, a apresentações periódicas semanais, cauções de 50 mil euros e proibição de contactos entre os arguidos.
Roupa roubada à venda na feira de Peniche
No dia 31 de Julho a PSP de Peniche recuperou 405 peças de vestuário, de diversas marcas (avaliadas em 16 mil euros) no recinto da feira anual, integrada nas Festas de N.ª Sr.ª da Boa Viagem.
Estes artigos terão sido furtados nos dias antes em Casal de Cambra, no concelho de Sintra.
O homem, de 50 anos, que tinha o vestuário na sua posse, foi identificado pelas autoridades para posterior acção penal.
Na sequência da mesma acção foram ainda apreendidas cerca de 360 peças de vestuário contrafeito na feira de Peniche.
Ladrões não param no Verão
No dia 26 de Julho foi assaltada uma oficina no Bombarral e duas casas e um estabelecimento comercial em Peniche. A GNR de Óbidos recebeu queixas pelo furto de 800 litros de gasóleo e um fio de ouro em A-dos-Negros, e ainda outra pelo furto de uma viatura na rotunda da fonte luminosa das Caldas da Rainha. Em São Martinho foi roubado um veículo e na Foz do Arelho duas bicicletas. Nesse dia houve ainda a registar o furto de garrafas de bebidas do interior de um estabelecimento comercial.
A GNR de Alcobaça recebeu, a 27 de Julho, duas queixas pelo furto de um telemóvel e de uma carteira. No dia seguinte houve um assalto a uma casa no Vimeiro (Benedita) e o furto de um veículo em Alvorninha.
Na Vestiaria (Alcobaça) a GNR deteve um homem de 34 anos quando estava a cultivar uma plantação de cannabis. Foram apreendidos 12 pés desta planta.
No mesmo dia foram apresentadas queixas pelo furto a um armazém na Atouguia da Baleia, ao interior de dois veículos no Baleal e São Martinho do Porto, e a uma escola no Bombarral.
No dia 29 foi roubado um pulverizador na Sancheira Pequena (Óbidos) e um fato de surf em Ferrel (Peniche). Na praia Supertubos foi assaltado um veículo.
Em São Martinho, no dia 30, foram apresentadas duas queixas pelo furto ao interior de um veículo e numa residência. Foi ainda furtado um gerador em Óbidos. No último dia do mês foi assaltado um armazém no Bombarral.
A 1 de Agosto uma mala foi furtada no areal da praia do Baleal e uma casa foi assaltada numa casa no Carvalhal (Bombarral). Na Benedita a GNR recebeu duas queixas pelo furto ao interior de uma viatura e de uma residência (na Ribafria).
Durante a madrugada de 28 de Julho, a policia das Caldas recuperou um veículo ligeiro de mercadorias, que tinha sido furtado nessa mesma noite.
No dia 27 de Julho foi apresentada uma queixa na PSP da Nazaré pelo furto de uma espingarda do interior de uma garagem.
Na noite de 1 de Agosto, pelas 21h10, agentes da polícia das Caldas detiveram um homem de 35 anos de que conduzia um automóvel com uma taxa de0 álcool no sangue de 2,00 gr/l.
A 29 de Julho, pelas 14h00, a PSP da Nazaré deteve um homem de 29 anos de idade, no âmbito de uma operação de fiscalização rodoviária, por este não possuir qualquer documento de identificação. Posteriormente, as autoridades apuraram que o cidadão estrangeiro estava ilegalmente em Portugal.
No dia 30 de Julho a GNR deteve um homem de 47 anos, em S. Martinho, por conduzir uma mota sem ter carta.
A GNR das Caldas registou na área do seu destacamento territorial, de 26 de Julho a 1 de Agosto, um total de 55 acidentes, dos quais resultaram 18 feridos ligeiros e um ferido grave.
Durante o mesmo período, a corporação de bombeiros voluntários das Caldas acorreram a um total de 10 incêndios, dois dos quais fora do concelho (Pataias e Bom Sucesso).
Operação “Bilhete” fiscaliza transportes públicos
A PSP distrital participou numa acção de fiscalização nacional daquela polícia, denominada “Bilhete”, que decorreu entre os dias 30 e 31 de Julho.
Tendo em conta que nesta época existe grande movimentação de pessoas nos transportes público, durante 24 horas a iniciativa incidiu em especial sobre os seus terminais, paragens e espaços envolventes (trajectos habituais), sem esquecer a fiscalização das condições de segurança dos próprios veículos pesados de passageiros
Em todo o país a PSP deteve 58 pessoas e registou mais de 620 infracções ao Código da Estrada, depois de fiscalizar mais de cinco mil viaturas.
Durante este operação não houve detenções nas áreas da PSP de Caldas da Rainha (36 viaturas fiscalizadas e 22 infracções registadas), Nazaré (25 viaturas e 34 infracções), Peniche (39 viaturas e quatro infracções) e Alcobaça (24 viaturas e duas infracções.
Na área destas quatro esquadradas foram ainda fiscalizados 42 transportes públicos, a maioria dos quais (26) nas Caldas da Rainha.
P.A.
Sequestro na sede do IPL
Uma funcionária do Instituto Politécnico de Leiria (IPL) foi sequestrada por duas pessoas, na madrugada terça-feira, durante um assalto às instalações do edifício sede da instituição.
Os assaltantes partiram um vidro lateral do edifício principal, por onde entraram, mas foram surpreendidos por uma funcionária que estava ainda a trabalhar.
Segundo o presidente do IPL, Nuno Mangas, “os dois suspeitos trancaram a funcionária num espaço”, tendo-se de seguida dirigindo para o cofre, que arrombaram.
“As quantias [furtadas] são residuais. Os valores mais acentuados são os estragos”, disse Nuno Mangas. O presidente do IPL adiantou ainda que nenhum material informático foi roubado, assim como não foi usada violência física sobre a funcionária.
Na passada terça-feira, data de fecho desta edição, a PJ já estava a investigar o caso.
T.M.