O Gabinete Intermunicipal de Apoio à Vítima (GIAV) vai continuar a funcionar, no concelho do Cadaval, até dia 21 de Maio, altura em que termina o projecto interconcelhio de atendimento descentralizado. A deslocação ao Cadaval ou aos demais municípios parceiros é feita por marcação prévia.
As datas previstas para deslocação ao Cadaval, com vista a atendimento a vítimas de violência doméstica, são 15 de Janeiro, 19 de Fevereiro, 19 de Março, 16 de Abril e 21 de Maio.
Quem pretender ser atendido(a) num dos mencionados dias terá de agendar previamente, através do contacto telefónico do GIAV (tel. 261094900), sediado em Torres Vedras.
O projecto de descentralização do GIAV resulta de uma parceria do Centro Social Paroquial de Torres Vedras com os municípios de Alenquer, Arruda dos Vinhos, Cadaval, Lourinhã, Nazaré, Peniche, Sobral de Monte Agraço e Óbidos. Até final deste projecto intermunicipal de atendimento descentralizado, a equipa do GIAV desloca-se mensalmente, aos referidos oito municípios da região Oeste.
O projecto destina-se a apoiar vítimas de violência doméstica residentes na região, proporcionando resposta especializada em concelhos que a não possuíam. O GIAV assegura os seguintes serviços: diagnóstico e avaliação do risco, informação sobre os direitos e recursos existentes na comunidade, encaminhamento para os serviços competentes, apoio psicossocial e aconselhamento jurídico.
A vítima de violência doméstica pode efetuar a marcação do atendimento no município onde reside ou noutro qualquer município desta parceria, algo que ficará agendado quando se realizar um primeiro contacto. Findo o projecto, que remonta a Dezembro de 2016, o atendimento volta a ficar centralizado no Centro Social Paroquial de Torres Vedras.