Perspetivas de Futuro para a Engenharia Automóvel

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Paulo Matos de Carvalho e Luís Serrano docentes de Engenharia Automóvel do Politécnico de Leiria
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O futuro da mobilidade rodoviária vive um momento desafiante, combinando a necessária mudança energética e ambiental com a revolução tecnológica que permita responder a estes desafios. Por um lado, é absolutamente evidente que a trajetória de dependência dos combustíveis fósseis tem de ser invertida. Por outro lado, a estratégia de eletrificação definida por políticos europeus como “a bala de prata” que vai aniquilar as emissões carbónicas gera sentimentos de incerteza para a indústria automóvel e para os cidadãos.
Atualmente, o setor automóvel representa na Europa quase 13 milhões de postos de trabalho diretos e indiretos, por isso, reconhecendo-se que a mobilidade elétrica é um caminho de futuro, mas não é possível transformar esse importante caminho em “rua estreita de sentido único para onde tudo irá confluir”. As incertezas geradas por esta estratégia podem trazer implicações para a economia e a sociedade europeia, com consequências imprevisíveis.
As dúvidas e incertezas de um cidadão normal decorrem apenas da forma como a solução para o qual estão a ser empurrados pode não encaixar nas suas necessidades de mobilidade. Como tal verifica-se um aumento da idade no parque automóvel circulante em Portugal. Nunca como hoje as oficinas de reparação tiveram tanto trabalho e tanta falta de mão de obra para dar resposta às necessidades de reparação de automóveis com idade elevada e muitos quilómetros percorridos.
É um erro estratégico colocar todos os ovos num único cesto. Há alternativas energéticas proporcionadas pelos combustíveis neutros em dióxido de carbono e pelo hidrogénio que são pelo menos tão interessantes quanto a eletrificação.
Nos cursos de Engenharia Automóvel do Politécnico de Leiria há um entendimento de que todas as tecnologias devem ser compreendidas e analisadas apenas pelos seus méritos e deméritos tecnológicos. O plano curricular atual reflete esta visão de que o futuro dificilmente será de uma tecnologia única. Pretende-se preparar os alunos e dotá-los das ferramentas necessárias para enfrentarem com sucesso os desafios que lhes venham a ser propostos neste setor automóvel, independentemente do rumo que essa mudança venha a ter.
Os desportos motorizados são igualmente uma paixão comum a todos os envolvidos nas formações de Engenharia Automóvel.
No Politécnico de Leiria têm sido criadas condições para acarinhar experiências ao nível da competição, nomeadamente no âmbito da competição Formula Student. Atualmente está a ser desenvolvido pela equipa LART (Leiria Academic Racing Team) um Formula totalmente elétrico. A equipa é constituída apenas por alunos que se poderão tornar, a breve prazo, excelentes profissionais. Isto significa que é normal ver alunos a crescerem tanto ao nível do conhecimento técnico como enquanto pessoas, até um ponto de maturidade em que se tornam engenheiros de mão cheia e partem para abraçar novos projetos igualmente desafiantes. ■

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