À Mesa mostrou 50 projetos de gastronomia em dois anos

0
374
O restaurante Cairo, nas Caldas da Rainha, foi o primeiro a ser dado a conhecer pelo À Mesa
- publicidade -

Rubrica chega ao fim, com a porta entreaberta para regressar no futuro. Deixamos um balanço

Tudo o que começa tem um fim e a rubrica À Mesa, que quinzenalmente trouxe às páginas da Gazeta das Caldas uma nova proposta ligada à gastronomia na região, chegou ao seu final. Na edição desta semana, apresentamos um balanço de dois anos de À Mesa.
A rubrica foi lançada a 20 de janeiro de 2022, na terceira semana do ano, e durante dois anos, de duas em duas semanas, apresentou um novo projeto na área da restauração e similares, centrado nas Caldas da Rainha, mas também noutras paragens da região. O objetivo foi sempre mostrar o dinamismo neste setor tão característico, não só no ritmo de abertura de novos estabelecimentos, como pela sua diversidade.
Nestes dois anos, foram 50 os projetos apresentados, a esmagadora maioria restaurantes. Foram 38 os espaços de restauração apresentados, dando a conhecer as suas origens e também a sua cozinha e influências. Destes, oito propostas foram de cozinhas internacionais, desde a egípcia, que abriu a rubrica, à asiática, passando pelos sabores do Brasil, ou do México.
Ainda dentro dos restaurantes, destacam-se as pizarias, com cinco novas propostas, mas também uma proposta vegan e outra de hamburgueria.

O Burgui encerrou a rubrica, ao fim de dois anos

Também apresentámos alguns projetos sem estabelecimento fixo, com propostas para encomendar online, ou apenas para acompanhar e tentar reproduzir em casa. Houve ainda um bar e quatro projetos mais… doces, pastelarias e geladarias.
Como já referimos, a maioria das propostas do À Mesa foram nas Caldas da Rainha, mais precisamente 35 novos estabelecimentos, mas procurámos dar a conhecer propostas noutras localidades. Ainda no concelho, três dos restaurantes apresentados são da Foz do Arelho. Fora do concelho, visitámos seis estabelecimentos em Óbidos, onde a restauração tem papel importante no aproveitamento do potencial turístico, e ainda um nas Gaeiras.
Também fomos a norte da região, para apresentar um projeto de uma chocolataria na Nazaré, dois restaurantes na Benedita e um em São Martinho do Porto.
O À Mesa chega, então, ao fim, ou faz, pelo menos, uma pausa, mas todos os projetos, incluindo as 50 receitas sugeridas pelos chefs de cada um dos estabelecimentos, continuam disponíveis online, no site das Gazeta.
Temos também, em formato e-book, o Livro de Receitas do À Mesa, que será possível adquirir no nosso site. ■

Os números do À Mesa

- publicidade -

38 restaurantes. Dos 50 projetos que Gazeta das Caldas visitou no À Mesa, a maioria são restaurantes. Mas também apresentámos projetos pessoais online

4 pastelarias ou gelatarias. Gazeta procurou, ao longo destes dois anos, dar uma perspetiva alargada do que se pode saborear à mesa. As propostas ainda incluíram um bar

8 propostas dedicadas em exclusivo a cozinhas internacionais. Do Brasil à Ásia, passando pelo México e pelo Médio Oriente, mostrando a diversidade que a gastronomia tem para oferecer na região, além da cozinha tradicional e a moderna

35 projetos nas Caldas da Rainha. A cidade tem a sua força no comércio e a restaração é também um dos pontos fortes. Mas o À Mesa trouxe também 15 propostas fora da cidade, nomeadamente Foz do Arelho, Óbidos, Gaeiras, Benedita, São Martinho do Porto e Cadaval

 

- publicidade -