Depois do restaurante de cozinha de autor em Peniche, espaço traz “churrasco de parrilha” para as Caldas.
Abriu um novo restaurante nas Caldas da Rainha, no passado dia 7 de novembro, no número 2A do Beco José Soares de Oliveira, nos Casais da Ribeira, em Santo Onofre. Chama-se “D’Raiz Grill” e propõe uma ementa à base de grelhados, entre os quais se encontram carnes típicas do continente sul americano, de onde o premiado chef Alexandre Pereira, atualmente a residir no Vau, é natural. Este é o segundo restaurante que o brasileiro abre no Oeste, o primeiro tendo sido o de “D’Raiz Restaurante”, com cozinha de autor, em Peniche.
“No Rio Grande do Sul, no sul do Brasil, a gente tem o hábito de culturar o churrasco”, contou o chef, que logo aos treze anos tomou contacto com o “espeto corrido” brasileiro e com o rodízio, no restaurante dos pais. No entanto, sublinha, não é esse o conceito deste restaurante, mas antes os grelhados na “parrilha”.
A experiência de churrasco recomendada começa com as entradas, “um pãozinho de alho, uma salsicha fresca com uma farofa”, a que se segue uma picanha ou mesmo uma carne portuguesa. Há ainda peixe grelhado, sendo que o restaurante também vende por takeaway. Aos sábados há feijoada brasileira ao almoço.
O chef prima por condimentar os grelhados com molhos à base de ervas aromáticas que confeciona, como o molho chimichurri, originário do Uruguai e da Argentina e muito usado no sul do Brasil para adicionar alguma acidez à carne, cortando a gordura em que é rica.
Na cozinha, para além dele, conta com um nepalês, e o serviço de sala é assegurado por um argentino. No restaurante em Peniche, tem um finlandês que trabalhou num restaurante aclamado com uma estrela Michelin, no respetivo país de origem. A gestão, decoração dos espaços e serviço de vinhos estão a cargo da esposa, que conheceu na Alemanha, e com a qual se mudou para o Vau, em Óbidos, do qual esta é natural, depois de a filha nascer.
Apesar de ter trabalhado em restaurantes conceituados, como o restaurante “Sudaka”, em Berlim, no qual assumiu a posição do Chef Chakall e que foi distinguido como um dos melhores restaurantes de conceito “grill” sul americano na Alemanha, caracteriza a mudança para Portugal como “muito positiva”. Afinal, no tempo certo, sustentado pela “raiz” adquirida ao longo dos anos de formação e de experiência profissional diversificada, concretizou o sonho de ter os seus próprios restaurantes, almejando, num raio de cinco anos, criar uma escola – uma “oficina de cozinheiro” – para crianças com “menos oportunidades”.
Faça em casa
Molho chimichurri by Chef Alexandre Pereira
Ingredientes: vinagre, azeite, sal, 3 dentes de alho, 2 cebolas médias, 1 pimenta dedo de moça vermelha piri-piri fresca, ervas frescas: Salsa, coentro, hortelã e cebolinho. Ervas secas: Orégãos, salsa; 1 colher de sobremesa de pimentos vermelhos doces em pó
1- Preparação
Corte os alhos, as cebolas e as ervas frescas até ficarem bem picadas.
2- Depositar
Coloque os alimentos cortados numa tigela e, de seguida, adicione as ervas secas
3- Cobrir
Cubra as ervas com azeite e vinagre até ficarem completamente tapadas (proporção de 1 chávenas de vinagre para 2 de azeite)
4- Misturar e servir
Depois de misturar bem, coloque o molho, de preferência, num frasco de vidro, e conserve-o no frio (dura até uma semana). Perfeito para servir com carnes e peixes grelhados.