Birras: o que fazer?

0
270

É normal as crianças fazerem birras? As birras fazem parte do normal desenvolvimento das crianças e são mais frequentes entre os 2 e os 3 anos. Coincidem com a altura em que a criança está a tentar adquirir autonomia, dominar o meio ambiente e em que procura autoafirmar-se. Existem vários fatores que favorecem o aparecimento da birra como o cansaço, o sono, a fome e algumas situações como a refeição, a hora de deitar, idas ao supermercado ou a falta de atenção.
Como evitar que as crianças façam birras? Perceber quais são os fatores desencadeantes e evitá-los; Respeitar as necessidades de sono da criança, como por exemplo a necessidade de sesta; Evitar que a criança sinta fome, respeitar o horário das refeições e ter sempre algum alimento; Os objetos proibidos devem estar fora da sua vista; Deve ser dada à criança a oportunidade de fazer pequenas escolhas, como escolher a roupa; Os pais devem dar o exemplo; Dar um aviso prévio, como por exemplo “Mais 5 minutos e são horas de ir para a cama”; Escolher um pequeno número de regras importantes, constantes e apropriadas à idade da criança; Dar ordens claras e especificas, como “Vai para a cama”, e evitar ordens vagas e críticas, como “Porta-te bem”; Elogiar o cumprimento de regras.
E quando a birra já começou? Quando a birra já iniciou não vale a pena tentar chamar à atenção; Não se deve castigar; Não se deve negociar ou recompensar a birra fazendo a vontade à criança; Atuar no início da birra, antes que a criança perca o controle; Tentar desviar a atenção para outra atividade; Levar a criança para outro local, como ir a para outra divisão da casa ou sair do supermercado; Estabelecer um “tempo de pausa” em que o adulto se afasta da criança e/ou ignora a birra durante alguns minutos (máximo 5 minutos).
Quando é que as birras nos preocupam? Há sinais que devem levar os pais a procurar a ajuda do Médico de Família, nomeadamente quando as birras aumentam de frequência, duração e intensidade, sendo impossível controlá-las, quando a criança se magoa ou magoa ou outros, quando destrói brinquedos ou objetos ou quando as birras ocorrem na escola.

Marta Caldas, Mariana Pedro e Andreia Morais
ASICAL