No dia 15 de Setembro foi assinado um despacho entre os municípios do Bombarral e Cadaval para construir um Centro de Recolha Oficial Intermunicipal (canil e gatil) orçado em 311 mil euros.
Este centro será composto por cinco edifícios: uma “recepção” por onde passarão todos os animais para serem avaliados, e depois dois para os cães e dois para os gatos (um por cada município). Estes últimos terão contadores de água e luz próprios, bem como espaços para as associações dos dois concelhos.
Tal como foi anunciado na Gazeta das Caldas em Outubro de 2016, o centro terá capacidade para acolher 80 cães e não estão previstas boxes para cavalos. O projecto contempla a existência de uma carrinha que recolhe os animais, vivo e mortos.
O centro de recolha ficará situado numa zona de fronteira entre os dois municípios, num terreno de quase mil metros quadrados.
Os custos serão suportados em partes iguais pelos dois concelhos.
No despacho assinado pelas duas Câmara lê-se que a construção do centro conjunto visa “uma redução de custos e de meios” utilizados na redução dos animais abandonados dos dois concelhos.
O documento foi assinado pelos dois presidentes de Câmara, José Manuel Vieira (Bombarral) e José Bernardo Nunes (Cadaval) e é um avanço num processo antigo, que foi sendo adiado.