
Decorreu mais uma formação do Curso de Instrutores Massagem Infantil da IAIM (Associação Internacional de Massagem Infantil), em Portugal, desta vez em Caldas da Rainha dinamizado pela Trainer e formadora da IAIM Angela Subtil.
O programa de Massagem Infantil está representado em 74 Países, um deles Portugal.
A sua fundadora com origem Americana, Vimala Mc CLure, organizou uma rotina parental, que hoje faz parte dos cuidados de saúde primários, introduzido em muitos centros de saúde e hospitais.
As formandas ficam habilitadas a administrar curso para pais e cuidadores, seguindo unicamente o programa IAIM, que tem como objetivo promover o toque nutritivo e a comunicação, através dos cursos, educação e investigação, contribuindo para que os pais, educadores e crianças sejam amadas, valorizados e respeitados nas diferentes comunidades mundiais.
No programa podemos encontrar os seguintes benefícios para o bébe:
A interação: Aquisição de competências comunicacionais pré linguísticas; sentimentos de respeito; o uso dos 5 sentidos; amor; tolerância; toque nutritivo; empatia e imitação.
Estimulação: Estimulação do sistema circulatório, digestivo, hormonal, imunitário, nervoso, respiratório, desenvolvimento da linguagem, melhoria das capacidades de aprendizagem, crescimento, consciência mental e corporal.
Relaxamento: Aumento da flexibilidade, aumento dos mecanismos ambientais de coping. O bebé fica mais calmo e consequentemente desenvolve a sua capacidade de auto relaxamento, há uma redução dos níveis de stress, uma diminuição da hipersensibilidade, menor hiperatividade demostrado nos padrões de sono.
Alívio: Alívio das cólicas, obstipação, na tensão muscular, desconforto dos dentes, desorganização do sistema nervoso, sensibilidade ao toque.
Em relação aos benefícios para os outros encontra-se:
Para os pais: Aumenta o sentimento de competência e melhora a compreensão do bebé do respeito pelos seis sinais. Promove uma vinculação segura, melhora a sua auto-estima e confiança. Promove o envolvimento precoce do pai, tempo de qualidade e relaxamento, estimula a lactação e diminui a ocorrência de depressão pós-parto.
Para a família: Existe um maior envolvimento dos irmãos e da família alargada. Intensificação de respeito e ambiente mais relaxado com redução de conflitos.
Para a sociedade: Aumento do toque positivo, diminuição do abuso e violência, redução de vandalismo e do crime.
No que respeita à vinculação/bonding e Massagem Infantil, a vinculação é um processo, mais ou menos gradual, de envolvimento emocional entre os pais e o bébe. Existem elementos facilitadores deste processo chamados de elementos de bonding, que são agrupados em: toque, contato visual, odor, audição/fala, choro, sorriso, amamentar/alimentar e imitação/entrosamento/biorritmo. Através destes elementos os pais conhecem melhor o seu bebé, as suas necessidades, a sua comunicação verbal e não verbal, identificam os seus diferentes tipos de humor e estados, podendo trazer-lhe tranquilidade, confiança, segurança e afeto. Reconhecem-se mutuamente. A massagem infantil ajuda os pais a validarem as suas experiencias diárias no seu processo de relação/ligação. O instrutor ajuda e dá suporte na leitura que os pais fazem dos seus filhos, pode reforçar o desejo dos pais em se ligarem ao bébe ou em tornar este desejo mais consciente. Reforçar a necessidade básica que o bébe tem de ser tocado e respeitado. O toque é um meio de ligar as pessoas e é uma forma de comunicação, referem os profissionais na área da saúde.