Projeto do Grupo Correia Rosa tem levado a sensibilização sobre temas de saúde e estilos de vida saudável às escolas desde 2002
O projeto do Grupo Correia Rosa, criado em 2002, “A Farmácia Vai às Escolas”, regressou no 2.º período e deixou “sementinhas para uma vida mais saudável”, contou o grupo. Com o objetivo de “intervir precocemente na educação e promoção da saúde nas escolas”, foram dinamizadas dez sessões em sete jardins de infância e escolas básicas do concelho das Caldas, num ano letivo em que se empreenderam “alterações estruturais no projeto, a fim de melhorar a sua concretização”.
Também as sessões ficaram “mais interativas”, adiantou o grupo de farmácias caldense. “Cuidar do Corpo” foi o primeiro tema apresentado: a 20 de março, aos alunos do 1.º ano do Colégio Rainha D. Leonor, e, a 27 do mesmo mês, ao JI Carvalhal Benfeito e ao JI Santa Catarina. Seguiu-se “Nutrição e Obesidade Infantil”, que, a 24 de março, alertou a turma de 4,º ano do Centro Social e Paroquial das Caldas da Rainha para os riscos da má alimentação, sedentarismo e excesso de peso.
No dia 27 de março, falou-se do “Cuidado com a Postura” às crianças do 1.º, 2.º e 3.º anos da EB Santa Catarina. Na sessão sobre “Alimentação Saudável”, que teve lugar a 28 de março, as crianças do 2.º ano do CRDL puderam observar a quantidade de açúcar presente em alguns alimentos e bebidas, através de uma atividade.
No mesmo dia, a EB Relvas e a EB Carvalhal Benfeito acolheram a sessão sobre “Primeiros Socorros”, culminando a digressão das farmacêuticas pelas escolas na EB Santa Catarina, com a apresentação da temática “Sono” aos alunos do 8.º ano.
“As sessões da farmácia Vai à Escola [do 3.º período] estão a decorrer e terminam no fim de junho”, tendo o projeto chegado a mais uma escola, pertencente ao Agrupamento D. João II, neste período, adiantou a diretora geral do Grupo Correia Rosa, Catarina Tacanho.■


































