A associação Their Voice Portugal, que se dedica a salvar cavalos negligenciados, foi tema do programa de reportagem da RTP1 Sexta às 9, de 23 de Fevereiro, por alegados esquemas de burla e maus-tratos aos animais que supostamente salva. A presidente e fundadora da associação, Sharon Clarke, nega as acusações e já terá feito queixa em relação à reportagem.
A peça da RTP1, que terá sido realizada após a recepção de mais de uma centena de queixas em relação à actividade da Their Voice, ouviu no Reino Unido vários testemunhos de pessoas alegadamente burladas pela associação que chegou a ter sede no Campo, no concelho das Caldas da Rainha, e agora se encontra no concelho de Beja.
Terrie Pickard, Tracie Cini, Tracy Mottram e Paula Curtis foram algumas das pessoas ouvidas pela reportagem da RTP1. Todas alegaram ter feito donativos monetários e em géneros, na forma de alimentos, para adoptarem cavalos resgatados pela Their Voice. No entanto, em vez de receberem cavalos recuperados, terão recebido animais em condições físicas e psicológicas bastante degradadas. Alguns em estado de subnutrição bastante avançada, outros com doenças ou feridas difíceis de sarar. Nalguns casos os adoptantes tiverem mesmo que mandar abater os animais.
A reportagem da RTP1 falou ainda com uma antiga voluntária, de nome fictício “Kate”, que afirmou que a associação adquiria cavalos saudáveis e os mantinha em condições sanitárias deficitárias e que estes não recebiam os tratamentos nem visita de veterinário, a não ser quando se encontravam em estado de saúde muito precária.
Várias das testemunhas alegaram ter feito queixas a entidades de defesa animal internacionais, e também a algumas entidades nacionais, mas não obtiveram qualquer resposta em relação às suas queixas.
A RTP1 falou ainda com uma testemunha portuguesa, Joana Brito, que terá recorrido à Their Voice para guardar quatro cavalos enquanto procuraria um espaço mais adequado para os ter. Terá conseguido recuperar dois deles, mas os outros dois já teriam sido adoptados contra a sua vontade. No entanto, Joana Brito garante que viu, posteriormente, fotos de um desses seus poldros nas redes sociais da associação. O caso está em tribunal.
Ouvida também pela RTP1 na reportagem, Sharon Clarke, presidente e fundadora da Their Voice Portugal, negou todas as acusações.
Num post na sua página de Facebook, a associação afirma que o teor da reportagem é difamatório, pelo que terá apresentado “queixa junto das entidades legais”. No mesmo comunicado a associação diz ter sido alvo de “ameaças e comentários ofensivos e de incentivo ao ódio” após a emissão, acrescentando que também agirá judicialmente contra os autores.
“As nossas portas estão, como sempre estiveram, abertas a quem nos queira visitar, sejam amantes de cavalos, voluntários/as ou qualquer entidade legal de fiscalização. Não temos nada a esconder, temos tudo de que nos orgulhar”, acrescenta a associação.