Kasthamandap destaca-se na gastronomia indiana e nepalesa

0
538
A decoração do restaurante faz alusão à Índia e ao Nepal, tendo o espaço capacidade para 52 pessoas

Ao lado do restaurante, há um supermercado com comidas do mundo, situados no edifício da Casa Caldeano

Kasthamandap é um restaurante indiano e nepalês situado no n.º 40 esquerdo da Rua Heróis da Grande Guerra, na antiga Casa Caldeano, que tem feito sucesso desde que abriu, a 18 de fevereiro. Ao seu lado existe um supermercado que vende produtos asiáticos, africanos e portugueses.
“A Índia e o Nepal são vizinhos, e a comida também é semelhante, por isso quisemos fazer 50/50”, explicou o gerente, Mukesh Pancley, de 35 anos, natural do Nepal e irmão do empresário, que reside em Lisboa, onde detém outro restaurante-supermercado com o mesmo conceito, em Arroios, e um cash and carry, em Loures.
“Quando saímos do Nepal ou da Índia, sentimos saudades da nossa comida. Isso também nos fez querer abrir o restaurante”, acrescemtou Mukesh, que já vive em Portugal há oito anos. “Têm vindo muitas pessoas da nossa comunidade do Nepal, e também estrangeiros que procuram este tipo de cozinha”, continuou, satisfeito com a procura que tem registado e com as avaliações que tem recebido nas plataformas digitais como o Tripadvisor, bem como as dos seus clientes, feitas em pessoa. É o caso do britânico nascido na Índia, que ali almoça diariamente, e que, dentro da região Oeste, refere o Kasthamandap como o seu restaurante indiano de eleição.
A ementa é vasta, encontrando-se diferentes tipos de pão (naan, roti e paratha), caril de frango, caril de borrego, marisco, pratos vegetarianos, biryani, grelhados no forno tandoori e pastéis MoMo, sendo que os preços variam entre os cinco e os dez euros.
Já no supermercado é possível encontrar produtos e especiarias das cozinhas do mundo, como é o caso das representadas no restaurante, mas também da coreana, tailandesa, africana e portuguesa. Este tem ainda um talho e venda de doces e samosas caseiras. “Metade” dos produtos provém do cash and carry em Loures.
O restaurante possui serviço de takeaway através das apps da Uber, Glovo e dos seus próprios contactos telefónicos. Emprega seis pessoas, duas das quais são chefs, um para a comida nepalesa e outro para a indiana. Há dois cozinheiros e os restantes dois empregados estão no serviço de sala. No supermercado trabalham quatro pessoas.
O restaurante tem 52 lugares e já fez um pedido de emissão de licença na câmara para instalar uma esplanada, Está aberto diariamente, entre as 11h00 e as 15h00, e as 18h00 e as 23h00, e o supermercado das 8h30 às 22h00, igualmente sete dias por semana. ■

O supermercado vende produtos asiáticos, africanos e portugueses

 

Faça em casa

Thakali khana – um dos pratos mais autênticos da gastronomia nepalesa

Ingredientes: Frango, ovo, sal, molho de soja, cebolas, alho, gengibre, tomates, óleo, cominho em pó, coentros, lentilhas, cúrcuma, arroz, papadum, pickles, pão naan/roti

 

Preparar
Marinar o frango com o ovo, sal e molho de soja. Deixar ao ar por 30-40 min. Enquanto isso, lavar e cortar as cebolas, descascar e cortar o alho e o gengibre. Lavar e cortar os tomates.

 

Cozer o frango
Colocar óleo na panela. Fritar o frango durante 25 min, depois retirá-lo e colocá-lo em papel absorvente. Fazer o molho na mesma panela.

 

Terminar de cozer e servir
Juntar as cebolas, deixar cozer 2-3 min, depois o gengibre e o alho. Juntar cominho em pó, tomates e sal qb, deixar cozer por mais 5 min. Juntar o frango. Misturar e servir com coentros cortados.

 

Preparar as lentilhas
Lavar as lentilhas; adicionar uma colher de óleo ao tacho, juntar e cozinhar alho e gengibre, depois as lentilhas, o sal e a cúrcuma, cozinhar por 15-20min, e servir com arroz, papadum, pickle e pão naan ou roti.