Novos desafios e usos que se põem à habitação

0
491

O aumento da procura em relação à oferta de casas, a subida dos preços das rendas e também dos juros nos empréstimos à habitação, juntamente com novas formas de trabalho, estão a levar a uma alteração de paradigma.
No Oeste o preço das casas continua a aumentar e a um ritmo superior ao da média nacional, sinal de que a região continua a ter uma grande procura, sobretudo externa. Nos dados apresentados nesta edição da revista Casa & Decoração vemos que o preço mediano do metro quadrado na aquisição de imóveis cresceu, na região, 13,2% durante o ano de 2023 e que foram menos os fogos licenciados relativamente a 2022. Em crescimento tem estado a procura, e construção, de casas em madeira, uma alternativa mais sustentável, que apresenta vantagens sobretudo ao nível do isolamento térmico e acústico. Outra alternativa é a alteração de uso, transformando espaços comerciais em habitação, ou mesmo garagens em ateliers de design, como acontece no coração das Caldas. Há também o bom exemplo de transformação de um antigo bar e discoteca em atelier de cerâmica.
No que toca à decoração mostramos como uma empresa obidense aproveitou uma antiga fábrica e, durante duas semanas, mostra as tendências mais internacionais nos segmentos mais exclusivos, levantamos a ponta do véu sobre o Salone del Mobile, em Milão, e dicas para fazer um jardim em sua casa. Convidamo-lo a entrar.