“De pequenino prevenir para mais tarde sorrir”
A “educação pré-escolar é a primeira etapa da educação básica no processo de educação ao longo da vida, sendo complementar da ação educativa da família, com a qual deve estabelecer estreita relação, favorecendo a formação e o desenvolvimento equilibrado da criança, tendo em vista a sua plena inserção na sociedade como ser autónomo, livre e solidário”.
Como refere Paulo Moreira: “o desenvolvimento processa-se a partir das interações do indivíduo com o meio. A qualidade de interação que o indivíduo estabelece com o meio depende da forma como ele se organiza a nível emocional, cognitivo e comportamental”.
A criança em idade pré-escolar tem um conhecimento amplo e articulado do mundo que é adquirido desde muito cedo em contato com a rotina diária de atividades e a interação permanente com os objetos e as pessoas.
A criança dependente do seu meio envolvente, encontra-se sujeita a factores de risco, que desencadeiam mecanismos de vulnerabilidade e resiliência, que tendem a equilibrar a criança do ponto de vista afectivo e emocional e na sua organização interna.
É neste sentido, que se considera fundamental e de extrema pertinência, abordar nesta fase de vida da criança, determinadas temáticas, tendo por base a prevenção primária de comportamentos de risco e desviantes.
Patricia Oliveira
Assistente Social: Programa Contrato Local de Desenvolvimento Social
Mestre em Serviço Social com especialização em Bullying
Especializada em Aconselhamento Parental e Familiar e em intervenção com crianças e jovens em risco, pelo ISPA.