Quarta-feira, 14 _ Janeiro _ 2026, 20:17
- publicidade -
InícioCulturaTurismo industrial na recuperação do património

Turismo industrial na recuperação do património

-

“O turismo industrial pode ser um importante factor de recuperação de áreas e de desenvolvimento da região”, afirmou o historiador Eduardo Gonçalves, na abertura do colóquio que se realizou no dia 25 de Novembro no Museu do Vinho de Alcobaça, o maior museu dedicado a este tema a nível nacional.
Naquele que é um espaço de excelência para turismo industrial – onde está representada a evolução do sector vitivinícola nacional -, falou-se das potencialidades deste subsector. Além das tradicionais visitas, a criação de centros interpretativos e educativos, produção de filmes e concertos, adaptação para alojamentos ou outros espaços comerciais, são exemplos de possíveis actividades a desenvolver.

No entanto, alertou Eduardo Gonçalves, este tipo de turismo tem de ter um planeamento contínuo e os melhoramentos têm de ser constantes.
Em Portugal há minas desafectadas como as do Lousal e de S. Domingos (ambas no Alentejo) que constituem bons exemplos de património arqueológico industrial. Decisivo nestes projectos é a descontaminação das águas usadas nestes complexos mineiros que, felizmente, já estão a ser tratadas.

I.V.

Loading

- Advertisment -

Edição #5625

Assine a Gazeta das Caldas e aceda todas as notícias premium da região Oeste.

Visão Geral da Política de Privacidade

Este website utiliza cookies para que possamos proporcionar ao utilizador a melhor experiência possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu browser e desempenham funções como reconhecê-lo quando regressa ao nosso website e ajudar a nossa equipa a compreender quais as secções do website que considera mais interessantes e úteis.