Quarta-feira, 14 _ Janeiro _ 2026, 19:59
- publicidade -
InícioEconomiaInvestimento rejeitado em Alfeizerão deve seguir para Valado dos Frades

Investimento rejeitado em Alfeizerão deve seguir para Valado dos Frades

-

A fábrica que a Alitec queria instalar em Alfeizerão, e que foi rejeitada na Assembleia de Freguesia, deverá ser construída no Valado dos Frades onde aquela empresa já adquiriu um lote de terreno de quase 5000 metros quadrados.
A informação foi adiantada pela Câmara da Nazaré que adianta que a empresa deverá instalar-se no primeiro trimestre deste ano. Segundo a nota de imprensa do município, serão criados dez postos de trabalho, “podendo o número de colaboradores chegar aos 25”.
Tal como referido pela Gazeta das Caldas em Dezembro, a fábrica terá capacidade para transformar um milhão de quilos de fruta fresca por ano e para produzir anualmente 10 milhões de embalagens de produtos transformados.
Com sede na Silveira (Torres Vedras), a Alitec dedica-se a dar uso e valor a subprodutos das frutas e legumes que, muitas vezes, são deitados para o lixo ou dados ao gado. A empresa usa esses desperdícios para fabricar e comercializar bolachas, farinhas, leveduras e adjuvantes.
Acompanhando as tendências do mercado, a futura unidade fabril permitirá produzir e vender fruta da região desidratada, além dos produtos já referidos.
A ideia inicial do consórcio era construir a fábrica na Quinta do Vale da Cela, num terreno que a Câmara de Alcobaça comprou na expectativa de ali se construir o hospital Oeste Norte.

Este é um local perto dos acessos da A8 e fica em pleno centro da produção frutícola do Oeste. No entanto, a Junta de Alfeizerão deu um parecer desfavorável àquela localização. O parecer era apenas informativo (não vinculativo), mas foi o suficiente para que a empresa procurasse outras alternativas, neste caso o Valado dos Frades.
O objectivo é criar um consórcio que envolva empresas e organizações de produtores da região.
A ideia é trabalhar em rede e aproveitar o melhor de cada parceiro. Além de matéria-prima, há conhecimentos e contactos em Portugal e no estrangeiro que podem ser partilhados.
Gazeta das Caldas tentou obter mais esclarecimentos com Jorge Soares, da Alitec, mas o empresário não prestou declarações.

Loading

- Advertisment -

Edição #5625

Assine a Gazeta das Caldas e aceda todas as notícias premium da região Oeste.

Visão Geral da Política de Privacidade

Este website utiliza cookies para que possamos proporcionar ao utilizador a melhor experiência possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu browser e desempenham funções como reconhecê-lo quando regressa ao nosso website e ajudar a nossa equipa a compreender quais as secções do website que considera mais interessantes e úteis.