
O Processo de Camilo, do autor caldense Carlos Querido, foi recentemente incluído no Plano Nacional de Leitura. A obra resultou de uma investigação que o juiz desembargador realizou, destinada a uma palestra sobre o processo mais famoso do Tribunal da Relação do Porto – o julgamento do escritor Camilo Castelo Branco.
Segundo o site do Plano Nacional de Leitura, esta obra aborda o processo judicial de Camilo Castelo Branco e de Ana Plácido decorrente da sua intensa paixão e que levou à prisão daquele escritor, por adultério, em 1859. O mesmo portal refere que o contexto e a moral da época “estão bem retratados nesse livro, que combina a dimensão documental com textos de Camilo e de outros autores que elegeram a vida romanesca de Camilo e o seu desfecho como tema das suas obras”.
O Plano Nacional de Leitura é uma iniciativa do Ministério da Educação e tem como objectivos o desenvolvimento de competências nos domínios da leitura e da escrita, bem como o alargamento dos hábitos de leitura.
Quando esta obra foi lançada, em Abril de 2018, durante o evento “Abysmo nos arredores de Imaginário”, Carlos Querido explicou à Gazeta das Caldas que se tratava de “um texto pequeno, que demora 45 minutos a ler, só que tem 49 notas de rodapé que correspondem à investigação”. O autor referiu que já na época se questionava se as pessoas deveriam ou não ser punidas por crimes de amor.
Autores no PNL

É o caso dos caldenses Manuela Ribeiro com os livros História que há de ser e Um mistério até ao fim e José Ricardo Nunes com Andar a Par (poesia). Também fazem parte o obidense (natural do Olho Marinho) Armando Silva Carvalho com O Amante Japonês (poesia).
Também a livreira e contadora de histórias Mafalda Milhões, que reside nas Caldas e trabalha em Óbidos, possui várias obras no PNL, entre as quais Manuel: o Menino com asas de livros (com Joana Lopes), Acho que posso ajudar (com David Machado) e Afinal o Caracol. Por seu lado, Vanda Furtado Marques, de Alcobaça, possui obras para a infância e juventude sobre a história local como A Padeira de Aljubarrota e o Amor Pedro e Inês e que também fazem parte deste programa.








