Um homem de 64 anos foi detido depois de ter tentado introduzir droga no interior do Estabelecimento Prisional das Caldas da Rainha.
O indivíduo, que tinha ido visitar um recluso, alegou que a droga (uma embalagem com haxixe suficiente para a confecção de 10 doses individuais de haxixe) seria para consumo próprio e que se tinha esquecido de a retirar do bolso das calças quando entrou na prisão. A droga foi apreendida e o suspeito acabou por ser constituído arguido, aguardando julgamento em liberdade.
Ao final da tarde de 20 de Outubro, a PSP da Nazaré deteve um homem de 34 anos por suspeita de ter sido o autor de um roubo com recurso a uma faca de cozinha.
O ladrão terá roubado 25 euros a um jovem 26 anos em plena rua pública. O suspeito tinha na sua posse a arma de cozinha, que lhe foi apreendida, e irá agora aguardar julgamento em liberdade, sob termo de identidade e residência.
Uma casa foi assaltada no dia 14 em Cantarola (Bombarral). No dia seguinte desconhecidos assaltaram um estabelecimento comercial em Tornada. Na Foz do Arelho foi furtado o motor de uma embarcação. Na Amoreia (Óbidos) roubaram um carro.
A 16 de Outubro foram assaltadas duas viaturas, uma no Baleal e outra em Alfeizerão. Uma máquina fotográfica foi furtada no areal da praia Supertubos (Peniche).
Na Sancheira Grande (Óbidos) foi roubado equipamento de rega de um terreno agrícola. No mesmo dia furtaram um tractor e um semi-reboque no Covão do Milho (Turquel). No parque de estacionamento da Senhora da Graça, em Óbidos, foi assaltada uma viatura.
Ainda no dia 16 de Outubro a PSP recuperou uma mota que tinha sido furtada nas Caldas no dia anterior. Nessa madrugada, foi detido, na Nazaré, um homem de 50 anos por ameaças e resistência aos agentes da PSP que se deslocaram a sua casa devido a um caso de violência doméstica.
Cinco crianças, com idades entre os 11 e os 14 anos, foram apanhados pela PSP de Alcobaça, ao princípio da manhã de 17 de Outubro, quando estavam a disparar contra pássaros com uma pressão de ar.
A polícia foi alertada para o facto de estas crianças terem escalado um muro de uma propriedade privada e quando se deslocaram ao local encontraram-nas com uma arma de ar comprimido e 138 chumbos. No chão estavam duas aves mortas (melro e rola). Os menores foram posteriormente entregues aos seus pais. A arma e as munições ficaram na posse do tribunal de Alcobaça.
A 18 de Outubro, no Landal, a GNR deteve um imigrante, de 51 anos por permanência ilegal em Portugal. O homem foi condenado a abandonar o país. Em Turquel foi furtado fio de cobre do interior de uma pecuária. No Centro Escolar da Benedita alguém furtou uns óculos graduados.
Dois telemóveis foram furtados do interior de um veículo, a 19 de Outubro, no Bombarral. Em Vale Covo assaltaram uma casa, de onde foram furtados artigos no valor de 597 euros.
A PSP das Caldas apreendeu duas máquinas ilegais de “jogo de fortuna e azar” num estabelecimento comercial. Na sequência desta operação, foram ainda apreendidos 406 euros.
No dia 20 a EDP apresentou uma queixa por furto de fio de cobre em postes no Vau. No Olho Marinho foi roubado um veículo pesado. Nas Caldas a PSP deteve um imigrante de 42 anos por estar em situação ilegal no país. O homem já tinha sido notificado, em Março de 2011, para abandonar voluntariamente o país.
Morreu na paragem de autocarro
Um idoso de 78 anos morreu, a 14 de Outubro, enquanto esperava o autocarro numa paragem, no Casal da Malveira (Alcobaça), que foi abalroada por uma viatura que se despistou.
O acidente só não provocou mais vítimas porque o idoso era a única pessoa na paragem do autocarro na altura do despiste. De 14 a 20 de Outubro a GNR das Caldas da Rainha registou ainda, na área do seu destacamento territorial, 22 acidentes dos quais resultaram cinco feridos ligeiros.
Uma mulher de 50 anos foi detida em Peniche, a 14 de Outubro, por conduzir um carro sem ter carta. No dia seguinte foi detido no Baleal um jovem de 19 anos que conduzia sob o efeito do álcool (1,42 gr/l). No dia 16 a GNR deteve um cidadão estrangeiro, de 36 anos, com 2,43 gr/l.
Um jovem de 17 anos foi detido em Peniche por conduzir uma mota, sem ter habilitação legal para o efeito. Em Turquel a GNR deteve um indivíduo de 36 anos que conduzia um carro que estava apreendido. No dia 19 foi detido um homem de 37 anos, nos Casais do Baleal, por conduzir com excesso de álcool (2,36 gr/l). A 20 de Outubro a GNR do Bombarral deteve um homem de 24 anos com 2,43 gr/l. Nos Casais do Baleal foi detido um jovem de 21 anos com 1,86 gr/l.
Na manhã de sábado, 19 de Outubro às 7h00, a PSP das Caldas deteve um indivíduo de 27 anos com uma taxa de álcool no sangue de 1,49 gr/l.
Pedro Antunes
pantunes@gazetadascaldas.pt





