Quarta-feira, 14 _ Janeiro _ 2026, 15:59
- publicidade -
InícioDestaque“Sabores do mundo” alia a arte da gastronomia à da fotografia

“Sabores do mundo” alia a arte da gastronomia à da fotografia

-

ehtoOs alunos de duas escolas profissionais locais juntaram os seus saberes – gastronomia e fotografia – e o resultado foi o livro “ Sabores do mundo – viagens sensoriais”, apresentado no passado dia 17 de Dezembro, na Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste (EHTO). Nesse dia foram também entregues os certificados a 90 alunos desta escola que terminaram em 2014 os seus cursos de cozinha e pastelaria, serviço de restauração e bebidas, gestão e produção de pastelaria e gestão de turismo.
A EHTO prepara-se para apresentar, já em 2015, uma nova oferta formativa, desta feita alargando o lote dos seus cursos à padaria avançada.
Um casal a dançar o tango lembrando um qualquer clube de Buenos Aires, um mate (que em português se apelida de chimarrão) e um “assado” argentino, com molho ”chimichurri”, provlone e legumes grelhados”, compõem a primeira proposta do livro de fotografia e gastronomia. A seguir à Argentina é possível encontrar um prato, bebida e fotografia iconográfica de mais 13 países, representativos dos sabores do mundo.
A obra foi desenvolvida durante este ano e envolveu os alunos do terceiro ano de técnicas de serviço de restauração e bebidas e de cozinha e pastelaria da EHTO e os alunos do segundo ano de fotografia da ETEO, num total de 60 jovens. De acordo com o director da EHTO, Daniel Pinto, tratou-se de um trabalho árduo mas também muito gratificante pois foi desenvolvido em contexto de formação e que, no fundo, reflecte o que os alunos fazem nas suas aulas práticas. “Foi tudo feito com prata da casa, com o saber de professores e alunos”, disse o responsável, acrescentando que contaram também com o envolvimento de diversos parceiros, inclusive embaixadas a quem pediram ajuda para reunir os adereços adequados.
A directora da ETEO, Filomena Rodrigues, destacou que o trabalho conjunto é uma característica das escolas profissionais, dando também nota da excelência dos alunos e da sua elevada taxa de integração. “Para além do conhecimento, este trabalho proporcionou a partilha, interdisciplinaridade, saber estar e saber fazer”, disse a responsável, destacando o trabalho dos professores Miguel Costa, ao nível da fotografia, e Pedro Marques, que foi o responsável pela parte gráfica do livro. Filomena Rodrigues deixou ainda a porta aberta para futuras colaborações.
O livro “Sabores do mundo” encontra-se à venda nas duas escolas a seis euros para os alunos e a 10 euros para o público em geral. Está também a ser estudada a hipótese de um lançamento em Lisboa e a sua comercialização em mais alguns pontos da cidade. Já está à venda também na Gazeta das Caldas.
Para além disso, o projecto foi reiniciado este ano lectivo na escola, ou seja a partir de Outubro, com a apresentação de novos menus temáticos, pelo que no futuro poderá haver nova compilação das receitas realizadas pelos alunos finalistas.

Nova formação em padaria avançada

O dia 17 de Dezembro foi escolhido para assinalar o oitavo aniversário da escola, que integra actualmente 250 alunos nas Caldas e em Óbidos, tendo sido entregues os certificados a cerca de 90 jovens que terminaram os seus cursos. Em dia de festa Daniel Pinto partilhou uma novidade: esta escola foi escolhida, pelo Turismo de Portugal, para ter uma oferta formativa em padaria avançada a avançar já este ano lectivo.
Aos presentes, o responsável falou das oportunidades que o sector do turismo continua a apresentar, sobretudo em termos de empregabilidade. Portugal é, actualmente, o 19º destino turístico a nível mundial, captando anualmente já mais visitantes do que o seu número de habitantes.
O estudo de inserção dos alunos das escolas de hotelaria revela que 72% dos que terminam a sua formação estão em actividade. Uma ligeira diminuição em relação aos valores dos últimos três anos, que se situava nos 80%, mas que mostram a atractividade desta área.
No caso concreto da escola do Oeste, o curso de gestão e produção de pastelaria, atinge taxas de actividade na ordem dos 82%. Valores que, de acordo com Daniel Pinto, “são bons indicadores da nossa eficácia e de acção”. Actualmente cerca de 17% dos alunos encontram-se a trabalhar no mesmo local em que efectuaram o estágio e cerca de 15% dos alunos estão a trabalhar fora de Portugal, até porque este é um sector com muitas oportunidades de internacionalização. “A missão do Turismo de Portugal é ter mais e melhor turismo no nosso país e a qualificação dos recursos humanos é um eixo importantíssimo para que isso aconteça”, defendeu.
Também presente na cerimónia, Ana Paula Pais, directora da Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra e responsável pelo agrupamento das Escolas de Hotelaria da Região Centro, destacou o trabalho que o responsável pela escola caldense tem realizado e considera que a região oeste tem dados demográficos “muito interessantes” para continuarem a aposta na formação. A também presidente da Associação Europeia das escolas de hotelaria e turismo, referiu ainda que a formação ali feita é “integral”, revelando que tentam formar pessoas para serem “polivalentes, tolerantes, flexíveis e disponíveis”.
Os representantes dos municípios das Caldas da Rainha e Óbidos, Fernando Brás e Celeste Afonso, respectivamente, deram nota do bom entendimento entre os dois municípios e incentivaram os alunos a continuar a formação ao longo da vida.

nevesBarman no  Vila Vita Park
Lukas Neves, um dos alunos que recebeu o diploma, terminou o seu curso Técnico de Restauração e Bebidas em Maio e foi estagiar para o Vila Vita Park, em Armação de Pera (Algarve). Trata-se de um empreendimento turístico de 25 hectares que, entre outros atractivos tem um restaurante com duas estrelas Michelin, o Ocean.
O jovem de 20 anos, natural de Rio Maior, é agora barman de primeira no Aladin Bar e está contente com esta experiência. “Estou todos os dias a evoluir, a aprender coisas novas”, disse à Gazeta das Caldas.

DiasUma experiência no Hotel Corínthia
Patrícia Dias, de 21 anos, que recebeu também o diploma, trabalha, desde Novembro, no Hotel Corínthia, em Lisboa. Antes esteve a estagiar, e depois a trabalhar, no Cais da Praia na Foz do Arelho. Chegou a ter uma proposta de trabalho para as Canárias, mas acabou por ficar no país.
A jovem, natural de Fazendas de Almeirim, que terminou em 2014 o curso de restauração e bebidas, diz que está a ser uma boa experiência, sobretudo o facto de terem muitos turistas a frequentar aquela unidade hoteleira de cinco estrelas. Neste momento está na área do bar, mas como gosta mais de restaurante pondera, se lhe aparecer uma oportunidade boa, mudar para a restauração.

 

Troncos de Natal em livro e em exposição

ehto2A Livraria da Igreja de S. Tiago, em Óbidos, acolheu no sábado, 20 de Dezembro, o lançamento do livro B(o)ûche – troncos de Natal que reúne  receitas dos alunos finalistas do curso de Pastelaria da Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste (EHTO).
A ideia de produzir este livro surgiu na disciplina de Organização de Eventos pois a turma queria fazer algo “que nos desafiasse no presente e que nos fizesse recordar daqui a uns anos esta formação”, disseram Catarina Rola e Maria Magalhães, ambas alunas participantes.
Como o livro foi pensado para a época natalícia, os formandos lembraram-se de reunir receitas sobre os troncos de Natal, tendo cada um contribuído com uma proposta, após terem efectuado as suas pesquisas.
No lançamento participaram cerca de 60 pessoas, entre amigos, familiares e colegas dos futuros pasteleiros. Os livros à venda no lançamento esgotaram.
A apresentação esteve a cargo do chef Ricardo Santos que é também o autor do prefácio da obra. O também formador da turma sublinhou o empenho dos estudantes na elaboração deste projecto.
Em exposição estiveram também os próprios troncos de Natal cujas receitas estão presentes neste livro. Houve ainda um sorteio dos próprios troncos de Natal que serviu para financiar a edição de B(o)ûche – Troncos de Natal.

N.N.

 

Fátima Ferreira
fferreira@gazetadascaldas.pt

Loading

- Advertisment -

Edição #5625

Assine a Gazeta das Caldas e aceda todas as notícias premium da região Oeste.

Visão Geral da Política de Privacidade

Este website utiliza cookies para que possamos proporcionar ao utilizador a melhor experiência possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu browser e desempenham funções como reconhecê-lo quando regressa ao nosso website e ajudar a nossa equipa a compreender quais as secções do website que considera mais interessantes e úteis.