Quarta-feira, 14 _ Janeiro _ 2026, 17:54
- publicidade -
InícioBrevesFalta de médicos preocupa deputados socialistas

Falta de médicos preocupa deputados socialistas

-

Os deputados socialistas António Lacerda Sales, Odete João e José Miguel Medeiros, eleitos pelo círculo de Leiria visitaram, no passado dia 14 de Dezembro, a zona sul do distrito de Leiria onde constaram que o CHO enfrenta “problemas ao nível da gestão e contratação de recursos humanos”, referem em comunicado. A falta de capacidade atractiva em termos de especialidade leva ainda à questão da ausência de fixação de novos profissionais, acrescenta o deputado socialista, fazendo nota que actualmente a faixa etária maioritária fixa-se acima dos 50 anos.
Para além da dificuldade de gestão interna, existe ainda o problema estrutural associado aos espaços físicos, com “respostas insatisfatórias e sem condições próprias, que levam ao desinteresse de fixação de médicos”.
Peniche e Bombarral foram referenciadas como as situações mais problemáticas, existindo no primeiro um défice de 50% de utentes sem médico de família e no segundo cerca de 25%. A directora do ACES Oeste, Ana Pisco, que reuniu com os deputados defendeu que é “urgente uma solução viável a este nível, que passará pela criação de duas Unidades de Saúde Familiar”, refere o mesmo documento. Têm ainda sido colocadas em prática várias estratégias para colmatar picos de afluência de utentes pela ACES e CHO em parceria.
Esta acção inseriu-se num ciclo de visitas a estruturas e entidades prestadoras de cuidados médicos com o objectivo de mapear necessidades e definir linhas de intervenção estratégica.

Loading

- Advertisment -

Edição #5625

Assine a Gazeta das Caldas e aceda todas as notícias premium da região Oeste.

Visão Geral da Política de Privacidade

Este website utiliza cookies para que possamos proporcionar ao utilizador a melhor experiência possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu browser e desempenham funções como reconhecê-lo quando regressa ao nosso website e ajudar a nossa equipa a compreender quais as secções do website que considera mais interessantes e úteis.