Só quatro concelhos do Oeste escapam ao risco elevado de contágio

0
174

O governo atualizou este sábado as medidas de restrição para tentar conter a escalada da pandemia no território nacional, e também a classificação dos níveis de contágio dos concelhos, que agora são divididos em moderado, elevado, muito elevado e extremamente elevado. Apenas quatro concelhos do Oeste ficaram no nível mais baixo e, assim, fora das medidas mais restritivas. Nenhum dos 12 foi colocado no mais elevado.

Caldas da Rainha, Bombarral, Lourinhã e Óbidos são os concelhos que ficam no risco de contágio moderado (até 240 casos por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias). No nível de risco elevado (entre 240 e 480) ficam sete concelhos: Alcobaça, Alenquer, Arruda dos Vinhos, Cadaval, Peniche, Sobral de Monte Agraço e Torres Vedras. Nazaré é o único concelho que passa ao nível de risco muito elevado (entre 480 e 960). Esta atualização dos níveis de risco tem efeitos a partir das 00h00 de 24 de novembro, quando for renovado o estado de emergência.

Numa primeira comunicação, o Primeiro-ministro António Costa divulgou uma lista de 17 concelhos que saíram da anterior lista de risco elevado, na qual estava Caldas da Rainha. Informação que não se encontrava correta, uma vez que Caldas nunca esteve entre os concelhos de risco elevado. Esse erro motivou um comunicado da Câmara das Caldas da Rainha. A lista acabou por ser corrigida e, além das Caldas da Rainha, também a Golegã estava mencionada de forma errada.

 

As medidas
Os 127 concelhos em risco “extremamente elevado” e “muito elevado” devido número de casos de covid-19 vão ter a circulação proibida na via pública nos sábados, domingos e nos feriados de 01 e 08 de dezembro a partir das 13:00.

Nos 47 concelhos que se encontram em risco “extremamente elevado” e nos 80 que estão em risco “muito elevado” foi decretada a proibição de circulação na via pública e o encerramento dos estabelecimentos comerciais entre as 13:00 e as 05:00.

Já nas vésperas de feriado – dias 30 de novembro e 07 de dezembro – os estabelecimentos comerciais vão estar encerrados a partir das 15:00 igualmente nestes 127 concelhos.

Além destas medidas, estes 127 concelhos estão sujeitos também às medidas já em vigor e que se mantêm para os 86 concelhos em “risco elevado” – com mais de 240 e até 480 casos por 100 mil habitantes – como a proibição de circulação na via pública entre as 23:00 e as 05:00.

De acordo com António Costa serão ainda realizadas nestes concelhos ações de fiscalização do cumprimento de teletrabalho obrigatório.

Mantém-se igualmente os horários de encerramento dos estabelecimentos comerciais às 22:00, e os restaurantes e equipamentos culturais às 22:30.

Em risco “moderado” estão 65 concelhos. Nestes, será implementada a proibição de circulação inter-concelhia nos períodos entre as 23h00 de 27 de novembro e as 5h00 de 2 de dezembro e entre as 23h00 de 4 de dezembro e as 5h00 de 9 de dezembro.

É ainda decretada tolerância de ponto e suspensão das atividades letivas nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro, assim como uso obrigatório de máscara nos locais de trabalho.