“Diz-me Deças” traz textos de escritores ao palco do CCC

0
509
Quatro actrizes vão usar a linguagem “clown” para falar sobre temas sérios como o trabalho

Hoje, 8 de Junho, pelas 21h30, será apresentada no CCC a peça “Diz-me Deças”. Trata-se de um ensaio, apresentado por dois actores e que partem de textos de Eça de Queirós e de outros clássicos.
De papéis na mão, os actores vão testando vários textos e formas de os interpretar. Algumas vezes estão de acordo, outras nem por isso. Este espectáculo será um ensaio partilhado com o público, que o vai surpreendendo devido à  actualidade dos textos que não são nada recentes.
Vivendo a experiência da construção de um novo espectáculo em palco, o público chega a participar em algumas decisões de manter ou não textos e sobre a forma de os interpretar. E há sempre um texto inédito relacionado com a localidade em que se está a efectuar a actuação.
Serão lidos versos e prosa de Aquilino Ribeiro, Fernando Pessoa, Camões, Cervantes, Carlos Drummond de Andrade e de Marx (Karl e Groucho).
A encenação é de António Gonçalves Pereira e dos actores
António Machado e Philippe Leroux.
Os bilhetes para o espectáculo, que se destina a maiores de 12 anos, é de 10 euros. Quem comprar quatro ingressos só paga 4,30 euros.
No dia 9 de Junho está prevista a realização do workshop “Viajar para quem trabalha. Como equilibrar paixão e profissão” que será coordenado por Loïc Pedras.
Arena, um espectáculo clownesco

No dia 10 de Junho, pelas 17h30, o CCC apresenta “Arena”, um espetáculo com palhaços onde quatro actrizes têm por objectivo colocar em cena alguns personagens que habitam um mundo muito particular e ao mesmo tempo muito próximo da realidade actual. Será focado o mundo do trabalho (ou da falta dele), as relações entre os patrões e empregados, e os mecanismos de sobrevivência neste sistema de selecção.
O resultado é um espectáculo cómico e, por vezes, trágico na sua comicidade, vivo e espontâneo, não se tratasse de clown e pouco sério, mas para levar com seriedade.
Esta é uma proposta da companhia Teatro a Quatro que nasceu em 2010 no Porto.
Os bilhetes custam três euros para as crianças, há um preço especial para um adulto e uma criança (10 euros) e para o bilhete família onde cinco adultos e duas crianças pagam 25 euros. O Bilhete Amigo (um adulto e cinco crianças) paga 15 euros.

Natacha Narciso

nnarciso@gazetadascaldas.pt

Inscrições abertas para as Férias de Verão no CCC
Estão abertas inscrições para as Férias de Verão no CCC que se designa Projecto Ludicidade e destina-se a participantes com idades entre os seis e os 14 anos.
Trata-se de uma parceria entre o CCC, a ANAE (Associação Nacional de Animação e Educação) e o IPL. Da equipa fazem parte quatro monitores: dois estagiários do curso de Animação Sociocultural, uma licenciada em Educação Social e uma professora de Actividades de Enriquecimento Curricular.
A execução deste projecto está sob supervisão pedagógica de um docente do Ensino Superior e Ensino Básico, que simultaneamente, integram a direcção da ANAE.
Esta ludoteca de Verão, a realizar-se no edifício do CCC, pretende ser um espaço de diversão, de aprendizagem e ocupação de tempos livres, onde são proporcionadas experiências educativas aos participantes.
Os conteúdos trabalhados neste espaço foram pensados de acordo com o nível de desenvolvimento, interesses e motivações das crianças, aplicando esses factores no trabalho desenvolvido nas oficinas pedagógicas.
Estão previstas várias saídas a locais como os museus da cidade, praças da Fruta e do Peixe, Skate Parque, biblioteca, Rádio, jornais, Centro de Artes, parque e praia, entre outros. Este projecto decorrerá durante todo o Verão de 2012 e funcionará entre as 9h00 e as 18h00, de segunda a sexta-feira, exceptuando os feriados e fins de semana.
As inscrições estão abertas e os interessados poderão obter informações ou registar a sua inscrição na recepção do CCC ou através do Tel. 262889650.

N.N.