
Depois de um período de residência no Centro Cultural e Congressos, os Madredeus iniciam amanhã, 14 de Abril, a sua tour mundial nas Caldas da Rainha, onde estream o seu novo álbum Essência.
O grupo está a comemorar o seu 25º aniversário e já tem vários concertos marcados no estrangeiro.
A guitarra clássica de Pedro Ayres de Magalhães e os sintetizadores de Carlos Maria Trindade juntam-se às cordas de Jorge Varrecoso e ainda António Figueiredo e Luís Clode. A voz de Beatriz Nunes foi a “peça de toque” nesta nova equação de câmara proposta para a música dos Madredeus.
O grupo esteve no centro cultural desde 10 de Abril, em residência artística, e teve oportunidade de ensaiar para a nova digressão.
São 13 as músicas eleitas deste novo álbum que percorrem os álbuns Os Dias da Madredeus (1987), Existir (1990), Espírito da Paz (1994), O Paraíso (1997), Movimento (2001) e Metafonia (2008) detendo-se sobretudo na primeira década do grupo. Poderão voltar a ouvir-se temas como “Ao Longe o Mar”, “O Pomar das Laranjeiras”, “Palpitação”, “A Sombra”, “A Confissão”, “O Navio”, “Coisas Pequenas” ou, entre outros temas, “Adeus e Nem Voltei”.Os bilhetes custam entre os 20 e os 22 euros enquanto que os grupos de cinco pagam 80 euros.
No dia 16 de Abril, pelas 21h30, sobe ao palco a peça “O Zé Bate o pé”, um espectáculo de hora e meia de “revista à portuguesa contra a tristeza” que conta com os actores Luís Aleluia, Maria Tavares, João Rodrigo, Fátima Couto e Susana Cacela. Os bilhetes custam 7,50 euros, mas há descontos para estudantes, seniores (cinco euros) e para quem comprar cinco ingressos (20 euros).
Nos dias 19 de Abril e 20 de Abril, às 11h00 e às 15h00 para as escolas, e no dia 22, pelas 17h00, para o público em geral, decorrerá o espectáculo de marionetas “Era uma vez na Casa dos Bonecos”. Da apresentação fazem parte os contos “O Coelhinho Branco” e “A Formiga e a Neve”. Os bilhetes custam entre os 3,50 e os cinco euros.
Natacha Narciso
nnarciso@gazetadascaldas.pt