Quarta-feira, 14 _ Janeiro _ 2026, 19:00
- publicidade -
InícioCulturaJornadas Europeias do Património na região

Jornadas Europeias do Património na região

-

As Jornadas Europeias do Património realizam-se entre 23 e 25 de Setembro e têm como tema “Comunidades e Culturas”.
O Museu Malhoa assinala a iniciativa com um programa para todas as idades. Ateliers de pintura, leitura e jogos de descoberta são algumas das actividades.
Os mais novos podem jogar ao “Macaquinho das Estátuas” e os mais velhos podem fazer o percurso que o conjunto da “Paixão de Cristo”, de Rafael Bordalo Pinheiro, percorreu desde a produção até a exposição.

No dia 25 será apresentado o livro “Pensamento Social Cristão”, de Sandra Justino.
Alcobaça também se associou às comemorações. A 23 de Setembro, as actividades dirigem-se sobretudo às escolas e incluem jogos tradicionais, rotas caminhadas e peddy papers. Este primeiro dia culminará numa caminhada noturna ligando os dois principais monumentos cistercienses de Alcobaça (Mosteiro de Alcobaça e Mosteiro de Coz). No dia 24 de Setembro será lançado o livro “500 Anos dos Forais Manuelinos de Alcobaça”, cuja apresentação estará a cargo de Saul Gomes (coordenador científico da publicação). Neste evento encerram também as Comemorações dos 500 Anos da Outorga dos Forais do Concelho de Alcobaça por D. Manuel I, iniciadas em 2014.
As Jornadas encerram a 25 de Setembro com a tertúlia lírico-poética “À Taberna” organizada pela Terra Mágica das Lendas (Benedita) e com a exposição “Passado Presente – Arte em Comunidade” do Coletivo Amigos das Artes (Alcobaça). As exposições têm  lugar no Museu do Vinho de Alcobaça.
Do programa faz também parte o workshop “Mão no Junco e no Tear”, orientado pela Coz’Art (Coz) a propósito da exposição “Junco”, organizada em parceria com a ESAD e que está patente em Coz durante as comemorações. O programa completo das Jornadas poderá ser consultado na página da autarquia alcobacense.
Na Nazaré a data é assinalada com uma exposição de pintura de Ana Maria Botelho. “Cores da Nazaré” é o nome da mostra, que será inaugurada a 24 de Setembro (15h30), ficando patente até 6 de Novembro, no Museu Dr. Joaquim Manso.

Loading

- Advertisment -

Edição #5625

Assine a Gazeta das Caldas e aceda todas as notícias premium da região Oeste.

Visão Geral da Política de Privacidade

Este website utiliza cookies para que possamos proporcionar ao utilizador a melhor experiência possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu browser e desempenham funções como reconhecê-lo quando regressa ao nosso website e ajudar a nossa equipa a compreender quais as secções do website que considera mais interessantes e úteis.