
Será inaugurada hoje, 8 de janeiro, às 17h00, na Galeria de Exposições do Posto de Turismo das Caldas, a exposição “Luiz Pacheco passeia por todo o país (1925-2025)”.
No mesmo dia pelas 21h00, no Café Central, na Praça da Fruta, nas Caldas, decorrerá a tertúlia “Maravilhas & Maravalhas das ‘Caldas Sur-Merdre’ nos ‘cemzes’ de Luiz Pacheco” (1925-2025).Vão participar Margarida Araújo, Jorge Ferreira, José Carlos Faria, Pedro Maldonado Freitas, Victor Santos e um grupo caldense de admiradores e com ligações a Luiz Pacheco.
Com curadoria de Rui Sousa e de Ana da Silva, a exposição itinerante presta homenagem a Luiz Pacheco, assinalando o centenário do nascimento do escritor e editor português.
“Luiz Pacheco passeia por todo o país (1925-2025)” reúne documentos, imagens e materiais que refletem sobre a vida do escritor.
A primeira secção da mostra – Panorama(s) do Homem e da Obra – apresenta seis painéis e de reproduções fac-similadas de fotografias, capas de livros e documentos de Luiz Pacheco ou com ele relacionados, um mapeamento das principais etapas do percurso do homem e do escrito.
A segunda secção é a “Oficina de Luiz Pacheco” que é constituída por seis painéis com testemunhos epistolográficos, de páginas de diários, de marginália de alguns dos livros da sua biblioteca pessoal.
A mostra dedicada a L. Pacheco está patente até 6 de fevereiro no Posto de Turismo e as entradas são livres.









