Hoje, 15 de Julho, pelas 21h30, o CCC recebe solistas do Remix Ensemble, agrupamento de música contemporânea da Casa da Música do Porto, para um concerto onde vão participar 30 elementos do Coro da mesma instituição, sob direcção de Paul Hillier. Será interpretada a obra “Passio”, de Arvo Part, compositor contemporâneo que é dos mais ouvidos e gravado a nível mundial e que é uma boa proposta para introduzir o público a este género musical, afastando o estigma da música contemporânea “inaudível”.
Os bilhetes custam 10 euros (plateia) e 15 euros (camarotes), mas há descontos de 10% para estudantes e seniores, e de 20% para alunos do Conservatório. Para as crianças com menos de 10 anos, as entradas são gratuitas.
Amanhã, 16 de Julho, o Maestro António Vitorino d’Almeida com Projecto XXI – que integra António Rosa (clarinete) e António Oliveira (piano) – irá actuar no auditório da ESAD. Juntos farão uma viagem pedagógica pelo mundo da música e apresentarão
composições de carácter heterogéneo que serão comentadas pelo maestro e por isso facilmente assimiladas pelas audiências, fugindo aos constrangimentos por vezes associados a espectáculos de música de câmara erudita.
Os bilhetes custam sete euros, mas há descontos para estudantes, seniores e alunos do Conservatório.
Contos e Conversas no Centro da Juventude
Para o final da tarde do dia 17 de Julho, haverá uma actividade para leitores de todas as idades. Um momento dedicado a adultos e crianças que se atrevem a imaginar e a usar os cinco sentidos. Nesta acção, as palavras e a música dão corpo aos contos da tradição oral.
Desprovida de efeitos especiais, esta acção destina-se a todos aqueles que saibam guardar segredos. “Com palavras apanham-se os pássaros, com a música roubam-se os corações das princesas ou dos príncipes que um dia ousaram viver dentro dos Contos”, explica nota do festival. Este é um espectáculo original que nasce da recente parceria entre o Conservatório de Caldas da Rainha e o projecto editorial – O Bichinho de Conto.
As entradas custam três euros, mas há os habituais descontos para estudantes e seniores.
No dia 18 de Julho, pelas 21h30, no Centro da Juventude, decorrerá “Conversas com música”, com Orlando Trindade, Rafael Bonavita e Alpha Guitar Trio.
Aproveitando a reformulação do Café Concerto do Centro da Juventude, o luthier Orlando Trindade que vai transmitir o seu entusiasmo e engenho na arte da reconstrução de instrumentos antigos. Será acompanhado por um dos grandes intérpretes actuais da Música Antiga, Rafael Bonavita, que já acompanhou Jordi Savall em várias digressões. A música vai estar a cargo do Trio de Guitarras, “Alpha Guitar Trio”, sob direcção de Luís Roldão.
As entradas são livres.
Danças no Parque e jazz no CCC
A 19 de Julho, pelas 21h30, será a vez dos Uxu Kalhus actuarem no Parque D. Carlos I. O grupo, nascido em 2000 com o objectivo de divulgar as danças portuguesas em França, é composto por Joana Margaça (voz), Paulo Pereira (flautas), André Lourenço (teclas), Tó Zé (guitarras), Eddy Slap (baixo) e Luís Salgado (bateria). Estes músicos cedo revelaram a sua vocação de grupo folk português, entre os universos da Fusão e das Músicas do Mundo. As entradas são livres.
A 20 de Julho actuará no CCC, às 21h30, o Stefano Bollani Trio, que integra o pianista transalpino Stefano Bollani e os dinamarqueses Jesper Bodilsen (contrabaixo) e Morten Lund (bateria). Uma noite dedicada ao jazz por um dos melhores intérpretes da actualidade e que actua pela segunda vez em Portugal.
Os bilhetes custam 10 e 15 euros e há descontos para estudantes e seniores.
No dia 21 de Julho decorrerá no auditório da ESAD o 8º Concurso de Jovens Intérpretes das Caldas da Rainha, no qual competem alguns dos alunos de nível mais avançado da área clássica do Curso de Verão Jovens Músicos. O júri será composto pelos professores do curso e presidido pelo compositor João Godinho, incumbido de escrever uma obra inédita para o vencedor do 1º prémio do concurso. As entradas são livres.
Teatro Juvenil no CCC
A 17 de Julho, pelas 17h00, no CCC será representada a peça “A Lenda do Menino da Gralha”, que conta uma história narrada por uma personagem onírica, a Maresia, figura central que suspende uma ilha na cintura da sua extensa saia de mar.
Uma história sobre o desejo de liberdade e paz num mundo que tende a desaparecer. As ruínas do fortim e a ameaça real de submersão da ilha surgem como elementos simbólicos de uma memória que se pretende recuperar e perpetuar, partilhando-a com as novas gerações.
Trata-se de um texto e encenação de Julieta Aurora Santos, com interpretação e manipulação Sandra Santos (Maresia), Carlos Campos (Menino), Luís João Mosteias (Gralha/Soldado), Sérgio Vieira (Capitão).
Os bilhetes custam cinco euros (adultos) e 3,5 euros (crianças).
Gazeta das Caldas oferece seis bilhetes duplos para este espectáculo, bastando para tal que os interessados troquem o jornal pelos ingressos na bilheteira do CCC.