Quarta-feira, 14 _ Janeiro _ 2026, 2:58
- publicidade -
InícioDesportoSeleções nacionais tentam apuramento para os Europeus de equipas

Seleções nacionais tentam apuramento para os Europeus de equipas

-

Seleção masculina joga nas Caldas da Rainha de hoje a domingo e a feminina na Bulgária, com vários atletas da região envolvidos

As seleções portuguesas de badminton vão disputar esta semana as fases de apuramento do Campeonato Europeu de Equipas, com a particularidade de a equipa masculina jogar no Centro de Alto Rendimento das Caldas da Rainha, de 4 a 7 de dezembro, enquanto a equipa feminina viaja para Sofia, Bulgária, para disputar a sua fase de qualificação no mesmo período.

O Centro de Alto Rendimento de Badminton Joaquim Lopes vai acolher a fase de qualificação do Campeonato Europeu de Equipas Masculinas – Grupo 5. Esta é a primeira vez que Portugal organiza uma prova de qualificação masculina para a fase final do Campeonato Europeu.

A competição reunirá as seleções de Azerbaijão, Suécia, Portugal, Croácia, Eslovénia e Ucrânia, somando mais de 200 agentes desportivos entre atletas, treinadores, árbitros e elementos de organização. A prova reveste-se de particular importância ao constituir uma porta de acesso à fase final do Campeonato Europeu de Equipas Masculinas, agendada para 11 a 15 de fevereiro de 2026, em Istambul, Turquia.

A fase final reunirá as oito melhores seleções europeias. Com Turquia já apurada como país anfitrião, Dinamarca como campeã em título e França como cabeça de série principal, restam cinco vagas a atribuir nas competições de qualificação espalhadas por várias nações.

Em paralelo, a seleção nacional feminina vai disputar o Grupo 1 da fase de qualificação em Sofia, Bulgária. Portugal enfrentará as seleções da Bulgária, Suíça e Irlanda.

A jovem campeã nacional Madalena Fortunato faz parte da delegação feminina e mostrou-se otimista. “Acho que vai ser muito bom. Temos feito uma boa preparação. Sabemos que vamos enfrentar de equipas bastante difíceis, mas também não vamos com medo disso”, referiu a atleta caldense. A equipa portuguesa é considerada outsider no grupo, o que pode ser positivo. “Vamos tentar fazer sempre o melhor possível e se conseguimos fazer uma surpresa, melhor para nós”, disse, acrescentando que o mais importante “é mostrar um bom nível”.

Do lado masculino, a seleção conta com três atletas de Peniche, o campeão nacional Diogo Glória e ainda Santiago Batalha e Daniel Rodrigues. “Vai ser importante ter o público do nosso lado”, apontou o Diogo Glória, acrescentando que os objetivos da equipa passam por “tentar lutar pelo apuramento”.

- Advertisment -

Edição #5625

Assine a Gazeta das Caldas e aceda todas as notícias premium da região Oeste.

Visão Geral da Política de Privacidade

Este website utiliza cookies para que possamos proporcionar ao utilizador a melhor experiência possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu browser e desempenham funções como reconhecê-lo quando regressa ao nosso website e ajudar a nossa equipa a compreender quais as secções do website que considera mais interessantes e úteis.