
José Bernardo Nunes, presidente da Câmara, apresentou o Cadaval como um “concelho rural por excelência”, baseado numa economia assente na fruticultura, viticultura e floresta, e destacou que o município produz 40% do total da pêra Rocha nacional. É também um concelho que tem tido muitos dos seus vinhos premiados.
Luiz Setim, prefeito da cidade de São José dos Pinhais, explicou que a visita foi uma forma de tomar contacto com os avanços técnicos do sector produtivo, em particular os modelos de vinificação. O autarca brasileiro manifestou-se empenhado em procurar formas de incentivar e fixar os produtores do seu município, travando assim o êxodo rural que por lá se faz sentir.
A comitiva era composta por quase uma dezena de governantes brasileiros do Estado do Paraná. Para além do referido prefeito, incluía ainda responsáveis de secretarias municipais da mesma cidade. O presidente da Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal, Pedro Machado, também esteve presente, uma vez que este intercâmbio foi promovido pelo Turismo do Centro.
Esta visita acontece quatro meses depois de José Bernardo Nunes, presidente da Câmara Municipal do Cadaval, ter visitado, na companhia de outros autarcas da região, aquela cidade brasileira. I.V.





