Dina Costa, de 47 anos, transformou uma dificuldade numa oportunidade. Desempregada há algum tempo, e sem resposta às várias propostas de trabalho que enviou, decidiu fazer algo em que se sentisse útil e, preferencialmente, gostasse de fazer.
Foi assim que surgiu a “Mais Dinâmica Sim”, uma empresa destinada sobretudo aos seniores, que faculta a prestação de serviços aos cidadãos com necessidade de acompanhamento, dentro e fora da residência, e oficinas de criatividade e dinâmicas de grupo.
A empresa está sediada no Gabinete 8, no primeiro andar do Caldas Empreende (Bairro dos Arneiros, em frente à Infancoop). Nas oficinas as pessoas podem fazer diversos trabalhos manuais. Brincos feitos a partir de cápsulas de café, porta-chaves de caroços de manga com poesia escrita, puxadores de móveis e pregadeiras feitos a partir do fundo das garrafas, são alguns dos exemplos das actividades propostas onde apenas “é preciso que as pessoas sejam versáteis e criativas”, explica a responsável.
As oficinas podem durar entre duas horas a uma tarde inteira, consoante o interesse dos participantes. Os preços praticados são baixos, garante Dina Costa, divulgando que estes podem ir dos 3,5 euros aos 8 euros, consoante as actividades que as pessoas querem fazer e o tempo que demora.
“As pessoas vêm e escolhem as actividades que querem fazer e também consoante a duração da oficina o valor da hora vai diminuindo”, explica.
Existem também workshops com um tempo definido. Em inícios de Novembro será dinamizado um workshop sobre “Como forrar uma agenda” e outro sobre “Como fazer a carteira da avó”. Há ainda a possibilidade de fazer um terceiro sobre como fazer “as bolas de flores de feltro para o Natal”.
Ainda na primeira semana de Novembro, Dina Costa irá oferecer duas oficinas aos dois primeiros seniores, com idade superior a 70 anos, que se dirigirem ao Gabinete 8. E vai também oferecer oficinas entre os participantes do peddypaper organizado pela Academia do Estudo.
No âmbito das oficinas de criatividade serão também feitas dinâmicas de grupo, onde irão partilhar assuntos como a saúde, com a realização de palestras com profissionais da área, ou ainda a realização de um livro em branco onde as pessoas podem contar as suas histórias e estórias, escrever poemas ou receitas culinárias, anedotas e adivinhas.
O projecto compreende ainda a prestação de Serviços Idade Maior (SIM), destinado a seniores e outros cidadãos, com necessidade de acompanhamento, tanto na sua residência como no exterior. Em casa poderá ser feita companhia, leitura e, pontualmente, uma pequena refeição ou limpeza. No exterior, Dina Costa poderá acompanhar a pessoa à consulta, tratamento ou exame médico, ou a própria ir levantar os exames médicos ou ir à farmácia pagar serviços ou mesmo marcar uma missa.
“O meu principal objectivo é combater um pouco da solidão em que a maioria dos nossos idosos já se encontram”, conta Dina Costa, adiantando que embora este seja o seu público-alvo, também quer ver nas suas oficinas os filhos e os netos. O mesmo é dizer que estas destinam-se a participantes dos “10 aos 100 anos”.
Os móveis que decoram o gabinete foram-lhe oferecidos pela Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro (que entretanto remodelou o mobiliário) e as cadeiras foram recuperadas pelo pai de Dina Costa. Nesta sala praticamente todo o material utilizado é reutilizado.
O investimento feito resume-se ao material que utiliza nas oficinas e workshops pois a empresa está sediada no Caldas Empreende, um projecto conjunto entre a Câmara e a AIRO, que dá a oportunidade aos empreendedores de arrancarem com um negócio próprio sem pagarem renda, água e electricidade durante dois anos. “É um incentivo maravilhoso, só tenho pena de não ter tomado conhecimento do projecto antes”, diz Dina Costa, que arrancou com a sua empresa em meados de Setembro.
A “Mais Dinâmica Sim” funciona à segunda-feira, das 13h00 às 18h30, terça e quarta-feira, das 9h00 às 18h00 e à quinta e sexta-feira, das 9h00 às 13h30.
Os interessados poderão saber das novidades através do facebook, em mais dinâmica sim oficinas criativas e prestação de serviços.