Quarta-feira, 14 _ Janeiro _ 2026, 21:26
- publicidade -
InícioEconomiaFábrica da Generis vai criar 100 postos de trabalho em Rio Maior

Fábrica da Generis vai criar 100 postos de trabalho em Rio Maior

-

A farmacêutica Generis vai investir 15 milhões de euros na instalação de uma nova fábrica em Rio Maior. Numa primeira fase esta unidade vai dedicar-se ao processamento e embalagem de medicamentos a granel e vai criar cerca de 100 novos postos de trabalho.

Gazeta das Caldas
A nova unidade vai servir para embalar os medicamentos fabricados em Venda Nova e na Índia

A Generis vai criar uma nova fábrica no Parque de Negócios de Rio Maior, num investimento de 15 milhões de euros que vai criar 100 postos de trabalho directos.
O acordo para a aquisição do terreno, assinado entre a Generis e a Depomor, S.A., sociedade gestora daquela área empresarial, foi confirmado pelo município de Rio Maior no início desta semana, depois de aprovadas na sessão de Câmara de 12 de Janeiro as alterações necessárias ao Plano de Pormenor do Parque de Negócios. A dimensão do projecto, que vai ocupar uma área de 88.000 m2, obrigou à fusão de 11 lotes de terreno.
Esta será a primeira fase do investimento da farmacêutica em Rio Maior e vai consistir numa unidade que vai receber e embalar os medicamentos produzidos em Venda Nova (Amadora) e também na Índia. O início da construção está previsto para o próximo Verão.
Segundo a nota da Câmara de Rio Maior, o projecto vai produzir cerca de 100 milhões de embalagens de medicamentos por ano, o que permitirá o reforço das exportações da empresa para os mercados nos continentes africano, asiático, americano e no Médio Oriente.
Para atrair este tipo de investimento, a Assembleia Municipal de Rio Maior aprovou a isenção de “alguns impostos municipais” a esta empresa e a todas a que se fixem no concelho e criem postos de trabalho. Estas medidas irão constar do Regulamento de Apoio às Actividades Económicas, que está a ser elaborado.
A Generis é a marca líder em medicamentos genéricos no mercado nacional e foi adquirida há cerca de um ano, por 135 milhões de euros, pela Agile Pharma, subsidiária holandesa do grupo indiano Aurobindo Pharma.
A empresa de medicamentos genéricos tem uma unidade de produção em Venda Nova (Amadora) e Loures com uma capacidade instalada de 8.125 m2 e capaz de produzir cerca de 1,2 mil milhões de medicamentos e 30 milhões de embalagens por ano.
A operação no mercado externo é feita, quer através de exportação directa de produto acabado para os clientes finais como hospitais, clínicas, farmácias, e ONG’s, quer através de parcerias com agentes e distribuidores locais.
“Com mais este investimento, o Parque de Negócios de Rio Maior afirma-se como uma plataforma logística atractiva, fruto da sua localização geográfica”, refere a nota de imprensa do município riomaiorense. [showhide]

2,9 MILHÕES PARA OBRAS NA EN114

A localização e as acessibilidades foram, segundo a Câmara de Rio Maior, um dos trunfos para assegurar este investimento e, nesse sentido, foi também anunciada uma intervenção na EN114 no troço entre a cidade e a rotunda de acesso à A15, que serve também a Zona Industrial e o Parque de Negócios de Rio Maior.
Esta intervenção está inserida no Programa de Valorização das Áreas Empresariais, apresentado pelo governo em Fevereiro do ano passado e será executada pelo município e pela Infraestruturas de Portugal.
Será feito o alargamento da via em toda a extensão do troço, um total de 2,7 quilómetros, passando este a dispor de um perfil de circulação misto, com duas faixas mais uma. Os trabalhos incluem ainda a construção de três rotundas, passeios, ciclovia, iluminação em todo o troço e intervenções no sistema de drenagem.
O custo total da obra será de 2,9 milhões de euros, dos quais 1 milhão será da responsabilidade da autarquia, assim como a aquisição dos terrenos necessários à implementação da obra.
Segundo o município, a intervenção vai permitir a redução do tempo de percurso nos acessos às vias estruturantes que envolvem aquela zona, “potenciando desta forma o crescimento económico e a criação de emprego”.  [/showhide]

Loading

- Advertisment -

Edição #5625

Assine a Gazeta das Caldas e aceda todas as notícias premium da região Oeste.

Visão Geral da Política de Privacidade

Este website utiliza cookies para que possamos proporcionar ao utilizador a melhor experiência possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu browser e desempenham funções como reconhecê-lo quando regressa ao nosso website e ajudar a nossa equipa a compreender quais as secções do website que considera mais interessantes e úteis.