Assunção Cristas “bem impressionada” com o centro de incubação de Óbidos

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notícias das CaldasParte da tarde de terça-feira foi aproveitada pela cabeça de lista do CDS/PP por Leiria, Assunção Cristas, e respectiva comitiva, para visitar o ABC – Apoio de Base à Criatividade, que funciona no Convento de S. Miguel, nas Gaeiras. A responsável ficou a conhecer as 11 empresas que ocupam todo o espaço disponível e falou com alguns dos empresários que ali estão sediados.

“Já tinha ficado bem impressionada quando acompanhei o senhor Presidente da República aquando do roteiro das comunidades inovadoras e hoje renovo essa boa impressão”, disse Assunção Cristas. “Este projecto é pioneiro, muito interessante e espero poder acompanhá-lo e vê-lo a dar passos concretos de expansão no futuro”, acrescentou à Gazeta das Caldas  após a visita.
O CDS/PP de Leiria dedicou este dia também à indústria exportadora, com a visita à fábrica de cerâmica caldense Molde (que exporta praticamente toda a sua produção) e a uma fábrica de calçado na Benedita onde o mesmo acontece. Foi ainda feita uma visita à empresa de transformação e comércio de pescado Barosa, que começa a dar os primeiros passos na exportação e que, por outro lado, tem que importar quase todo o seu peixe.
O almoço decorreu no pólo caldense da Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste, dando assim também nota da importância dada a este sector.
“Conhecemos a riqueza do distrito, mas também a dificuldade de captar gente para passar mais de algumas horas ou um dia”, disse Assunção Cristas, que defende a coordenação das várias áreas e a feitura de roteiros de geometria variável, a pensar no público alvo a que se dirigem.
“Não há ainda a capacidade de conjugar a oferta em programas atractivos virados para diferentes grupos e vendê-la aos operadores turísticos. As coisas muito localizadas acabam por não ter efeito”, salientou.
A ida à escola do turismo teve também por objectivo dar nota dos serviços ligados à industria do turismo e a necessidade de qualificação. E deu o exemplo dos próprios candidatos que, durante a campanha frequentam muitos restaurantes e apercebem-se da “escassez de formação que existe, a necessidade de ter o foco no cliente e de antecipar as  suas preocupações”.
Ao nível da área social têm visitado muitos lares e centros de dia, como foi o caso do de Alfeizerão, na passada segunda-feira.
A comitiva distrital tem andado muito no terreno com o objectivo de mostrar o trabalho feito e poder contactar com as pessoas. “Vamos validando as nossas opções do ponto de vista programático porque as queixas que ouvimos vão de encontro às respostas do nosso programa”, refere a cabeça de lista por Leiria.

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