Quarta-feira, 14 _ Janeiro _ 2026, 13:37
- publicidade -
InícioPolíticaRui Rio versus Santana Lopes – a palavra aos coordenadores das candidaturas

Rui Rio versus Santana Lopes – a palavra aos coordenadores das candidaturas

-

Telmo Faria é o coordenador nacional do programa da candidatura de Pedro Santana Lopes e Hugo Oliveira é o coordenador distrital da candidatura de Rui Rio. São, na região, os mais directos representantes dos homens que disputam a liderança do PSD.
A julgar pelos apoiantes já conhecidos, dir-se-ia que Óbidos apoia Santana Lopes e Caldas da Rainha, Rui Rio.
Gazeta das Caldas perguntou aos dois coordenadores os motivos do seu apoio e os pontos fortes dos respectivos candidatos. As respostas, enviadas por escrito, são aqui publicadas.

Gazeta das Caldas
Hugo Oliveira, coordenador distrital da candidatura de Rui Rio

“O Dr. Rui Rio é um Homem sério e confiante, convicto e constante”

GAZETA DAS CALDAS: Porque apoia Rui Rio?
HUGO OLIVEIRA: O Dr. Rui Rio é o Homem indicado para o PSD e para Portugal, sinto que a população em geral e os militantes do PSD em particular, lhe reconhecem competência e perfil para esse desiderato e depositam nele a esperança de liderar um Portugal competitivo, próspero e com um olhar diferente e competente para as áreas sociais.

GC: O que Rui Rio tem de melhor do que Pedro Santana Lopes? Diga três características.
HO: Em primeiro lugar quero dizer que uma disputa de liderança num partido não é uma guerra, e que reconheço qualidades ao companheiro Dr. Pedro Santana Lopes. No entanto, já tivemos a oportunidade de o ter como Primeiro-Ministro e como candidato a tal quando Sócrates teve maioria, pelo que não me parece que seja este um momento para ser candidato. O Dr. Rui Rio é um Homem sério e confiante, convicto e constante, e muito combativo, características fundamentais para governar o País.

GC: Um bom presidente do PSD é necessariamente um bom primeiro-ministro?
HO: Nem sempre, mas no caso em questão vai ser porque o Dr. Rui Rio será um bom líder da oposição e será um grande Primeiro-Ministro.

GC: O que a região Oeste tem a ganhar se o seu candidato também ganhar?
HO: A região Oeste tem sempre a ganhar quando o PSD está forte, ou seja, um partido bem liderado, organizado e assertivo e perto da população sabe interpretar os seus anseios e  contribuir para a transformação da Sociedade.

GC: Se Rui Rio perder, Pedro Santana Lopes será no dia seguinte o seu presidente?
HO: Claro que sim, disputadas democraticamente  as eleições o Presidente do PSD será quem os militantes elegerem pelo que terá obviamente o meu apoio. O adversário do PSD está fora do Partido, é o PS e é esse que devemos “combater”.

Gazeta das Caldas
Telmo Faria é o coordenador nacional do programa da candidatura de Pedro Santana Lopes

“Santana Lopes é mais experiente, tem maior capacidade de unir e ouve mais as pessoas”

GAZETA DAS CALDAS: Porque apoia Pedro Santana Lopes?
TELMO FARIA: Do ponto de vista pessoal tive a oportunidade de o conhecer bem em 2004 quando pertencia à comissão política nacional por convite do dr. Durão Barroso e fiquei depois a trabalhar com ele, quando assumiu a presidência do PSD. Isso deu-me uma perspectiva muito próxima sobre as suas convicções e a sua sensibilidade política e social. Não sou daqueles que estiveram com ele em 2005 e agora lhe viraram as costas e esqueceram tudo o que apoiaram nessa altura. Anos depois vi o seu trajecto que foi reforçado por uma intervenção pública permanente  e por uma gestão absolutamente inédita e aberta que colocou na gestão da Santa Casa de Lisboa aumentando a sua imagem e importância junto dos portugueses. Essa estabilidade só vincou a sua preparação para este momento. Revelou muita estabilidade e sentido de Estado ao longo deste anos. Precisamos desse perfil, mais político que tecnocrático. Portugal precisa de se abrir, de ser mais  inovador e o PSD tem que se reconciliar com os portugueses. [showhide]

GC: O que Pedro Santana Lopes tem de melhor do que Rui Rio? Diga três características.
TM: Acho que PSL é mais experiente, tem maior capacidade de unir e ouve mais as pessoas. O seu trajecto na área da cultura e nas áreas sociais reafirmaram essa capacidade de ser próximo e de saber ouvir os portugueses.

GC: Um bom presidente do PSD é necessariamente um bom primeiro-ministro?
TM: Claro que sim! O presidente do PSD só pode sê-lo se tiver características para primeiro-ministro, pois o PSD é no sistema o partido alternativo ao PS. Por isso somos claros na rejeição a um bloco central seja agora seja no futuro. Se a geringonça se desmembrar o PSD não será muleta do PS.

GC: O que a região Oeste tem a ganhar se o seu candidato também ganhar?
TM: Terá um candidato  que conhece bem os problemas da região. É aliás o único que acompanha os nossos dossiers por ter uma intervenção nacional há muito tempo.

GC: Se Pedro Santana Lopes perder, Rui Rio será no dia seguinte o seu presidente?
TM: Claro que sim. Não confundo as coisas (António Costa é que não é uma opção para um militante ou eleitor do PSD). Não acredito é na sua capacidade de mobilização, de união e de abrir o PSD às pessoas e ao exterior como acredito que PSL o fará.

Rui Rio nas Caldas na próxima terça-feira

O candidato à liderança do PSD, Rui Rio, estará nas Caldas no próximo dia 9 de Janeiro para uma sessão pública de candidatura. O encontro, que se realiza a apenas quatro dias das directas para escolha do novo líder dos sociais democratas, terá início pelas 21h00 no pequeno auditório do CCC.
As Caldas conta com 1089 militantes do PSD “com as quotas pagas”, refere Hugo Oliveira, presidente da concelhia caldense e coordenador distrital da campanha de Rui Rio. Luís Ribeiro é o coordenador concelhio e Rodrigo Amaro (presidente da JSD) é o coordenador jovem.
No concelho caldense existe ainda um coordenador, e um coordenador jovem, por freguesia, que têm por função “mobilizar e falar com os militantes sobre esta candidatura”, explicou Hugo Oliveira à Gazeta das Caldas. [/showhide]

Loading

- Advertisment -

Edição #5625

Assine a Gazeta das Caldas e aceda todas as notícias premium da região Oeste.

Visão Geral da Política de Privacidade

Este website utiliza cookies para que possamos proporcionar ao utilizador a melhor experiência possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu browser e desempenham funções como reconhecê-lo quando regressa ao nosso website e ajudar a nossa equipa a compreender quais as secções do website que considera mais interessantes e úteis.