O Centro de Emprego das Caldas da Rainha foi o edifício escolhido pelo movimento “Tá na Hora CR” para assinalar o 1 de Maio, dia do Trabalhador.
Depois de no 25 de Abril terem colado várias folhas de papel com mensagens de indignação pelo estado do país, os elementos anónimos deste grupo simularam um laço gigante na porta do centro de emprego, colocando em letras garrafais a data e a frase “Dia do Desempregado”.
Desta vez, a mensagem de protesto manteve-se até à hora de encerramento desta edição, ao contrário do que aconteceu com as mensagens na Câmara das Caldas no 25 de Abril, que foram rapidamente retiradas.
Contactados pela Gazeta das Caldas através de um endereço de email, os elementos do grupo responderam ironizando com o facto de o vereador Tinta Ferreira ter sido fotografado a retirar um dos cartazes. “Antes de mais, queríamos partilhar o quanto achamos o senhor vereador Tinta Ferreira fotogénico”, escreveram.
O movimento fez um apelo para que os interessados em saber mais utilizem a página no Facebook que criaram (procurar por “Tanahora CR”).“Será um bom canal para que as pessoas desenvolvam as suas ideias e cultivem elas próprias intervenções do mesmo tipo”, sugerem.
“Qualquer um pode colaborar expondo o que pensa, dando idéias, ou mesmo partilhando actividades empreendedoras e solidárias que tenha vindo a desenvolver”, disseram.
A sua intenção é a de provocar de alguma forma as pessoas a fazerem também intervenções. “Mexemo-nos não só para retratar, mas também para fazer mexer os outros”, escreveram.
O grupo prefere continuar no anonimato e quando questionados sobre quem são responderam: “somos desde o sr. que lhe serve um brioche logo pela manhã à peixeira a regatear na praça, somos reformados, somos estudantes, somos subsidiados, somos não subsidiados, somos professores, médicos, homens do lixo, somos desempregados”. Assumem-se como sendo “todos os que querem ser representados”.
O seu principal objectivo é fazer intervenções a nível local. “Queremos que os caldenses participem e reajam, queremos sensibilizar as pessoas e retirá-las da dormência em que parecem ter caído”, disseram, garantindo não terem ligação a qualquer partido político.
Pedro Antunes
pantunes@gazetadascaldas.pt