“Doces momentos” de Teresa Henriques revela os segredos do cake design

0
774

“Este não é um livro para ensinar nada, é para partilhar”, disse Teresa Henriques (à direita) na apresentação de “Doces Momentos”

“Doces Momentos” dá título ao primeiro livro da chefe pasteleira caldense, Teresa Henriques, que foi apresentado na Galeria do Pelourinho, no passado dia 24 de Março, no âmbito do Festival Internacional de Chocolate. Trata-se de uma compilação do trabalho feito pela especialista e presidente da Associação Nacional de Cake Designers ao longo dos anos na arte de decorar bolos.
Neste livro são apresentados 23 bolos e explicadas as técnicas utilizadas na sua confecção, bem como a descrição dos utensílios necessários, algumas receitas e uma variedade de recheios.
Na apresentação, em Óbidos, e perante uma sala cheia, Paula Varela da Editora Tuttirév (que editou o livro) destacou que a chefe pasteleira faz bolos que “além de deliciosos, são lindos, verdadeiras obras de arte que custa muito comer”. A responsável partilhou ainda com os presentes que cada bolo feito por Teresa Henriques é único, pois a cake designer mesmo não conhecendo o cliente, fala com ele e tenta perceber quais são os seus gostos e sentimentos. “Não há nenhum bolo que ela faça que não passe a ser o bolo de alguém”, disse, destacando que todos eles são personalizados.

Muitos profissionais e amigos marcaram presença na Galeria do Pelourinho

Paula Varela acredita que esta será uma obra que não irá ficar apenas na prateleira, mas que vai ajudar muita gente a começar a fazer bolos. “O que está neste livro são momentos únicos, doces, e que nos ajudam a conhecer a Teresa Henriques”, disse a responsável, destacando o trabalho que a autora tem feito ao nível do cake design, na associação, tanto ao nível da divulgação, como na formação com a vinda de profissionais estrangeiros para orientar workshops.
“Momentos Doces” foi a primeira obra de capa dura publicada pela Tuttirév e que, de acordo com o director da editora, António Nascimento, “não deixará ninguém indiferente pela originalidade dos trabalhos apresentados e pelo grafismo”.
O responsável considera mesmo que o livro agora apresentado, e disponível em formato bilingue, é uma referência para todos os profissionais, ou simplesmente curiosos, na “verdadeira arte” de fazer bolos.
António Nascimento destacou ainda o empenho de Ana Calçada (responsável pela Rede de Museus e Galerias de Óbidos) na divulgação do cake design. A opinião foi partilhada por Teresa Henriques, que fez questão de lembrar que quando esta responsável da autarquia entrou na sua pastelaria, nas Caldas da Rainha, há três anos, mudou a sua vida, ao incentivá-la a ir mais além na aposta neste ramo da pastelaria.
“Este não é um livro para ensinar nada, é para partilhar. Toda a minha vida está aqui e tenho um bolo dedicado a todos”, concluiu a autora, Teresa Henriques.
A cerimónia contou também com a presença de Javier Moreno, director da Disneyland Paris na Península Ibérica que, após ter visitado a exposição com os bolos alusivos aquele parque de diversões, contou que descobriu “um mundo da Disney fora de Paris”.

CAKE ALIVE NO CASTELO DE ÓBIDOS

Também presente na apresentação da obra, José Parreira, administrador da Óbidos Patrimonium (que apoia a obra) fez o “mea culpa” por nos últimos anos não ter dado o “devido valor” a esta associação, que a autarquia ajudou a dinamizar em Óbidos. “Acho que é altura de reconhecer o que fazemos de bem e também admitir o que não fazemos no momento certo”, disse, garantindo que este ano já foi dado o salto, no sentido de colocar o cake design como um dos principais conteúdos do festival.
José Parreira informou que, pela primeira vez, será realizado um Cake Alive no castelo de Óbidos. O evento, promovido pela Associação Nacional de Cake Designers (ANCD), realiza-se nos dias 1 e 2 de Setembro e terá como atracção principal o famoso cake designer internacional, Mike Elder, penta campeão do Concurso Ultimate Cake Off.
No recinto do Cake Alive, será realizado um concurso de bolos decorados ao vivo, disputado por diversos cake designers de várias nacionalidades. Estarão também presentes diversas marcas e empresas da área, com espaço de divulgação e venda ao público dos seus produtos.

Fátima Ferreira
fferreira@gazetadascaldas.pt