Quarta-feira, 14 _ Janeiro _ 2026, 16:55
- publicidade -
InícioSociedade16 de março assinalado com colocação de placa junto ao monumento

16 de março assinalado com colocação de placa junto ao monumento

-

Na manhã desta terça-feira foi assinalado, de forma simbólica, o 16 março de 1974, com a colocação de um placa explicativa que dá a conhecer o que foi o “Golpe das Caldas” junto ao monumento, que celebra o acontecimento e que se encontra em frente ao quartel das Caldas.

O descerramento foi feito pelo presidente da Câmara, Tinta Ferreira e pelo comandante da Escola de Sargentos do Exército, Luís Simões. A cerimónia contou com a presença do escultor Santa-Bárbara, autor do monumento e deentidades locais e militares.

“Quisemos assinalar esta data de forma simbólica, mesmo que a pandemia não nos permita fazer outras atividades, além de iniciativas online, promovidas pela biblioteca”, disse o edil caldense que ainda gostaria que as entidades nacionais atribuíssem mais importância ao 16 de março, “momento que antecipou a revolução”.

Passaram 47 anos da tentativa de derrube do regime, com a saída de  200 militares do quartel das Caldas . A coluna partiu a caminho de Lisboa, julgando que se juntariam camaradas dos outros quartéis. Avisados que estavam sós, voltaram para trás. Os organizadores foram presos, o que acabou por contribuir para o despoletar da revolução, poucas semanas depois.

 

Loading

- Advertisment -

Edição #5625

Assine a Gazeta das Caldas e aceda todas as notícias premium da região Oeste.

Visão Geral da Política de Privacidade

Este website utiliza cookies para que possamos proporcionar ao utilizador a melhor experiência possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu browser e desempenham funções como reconhecê-lo quando regressa ao nosso website e ajudar a nossa equipa a compreender quais as secções do website que considera mais interessantes e úteis.