Uma “verdadeira enciclopédia” dedicada à pastelaria portuguesa foi lançada nas Caldas com mega-festa no Céu de Vidro
A Academia Profissional de Cake Design, sediada nas Caldas, lançou o livro “Legado dos Chefes – Tradição de mãos dadas com inovação”.
Esta nova edição reúne receitas de pastelaria de 110 chefs de todo o país, ilhas e também da diáspora pois inclui as receitas de profissionais do setor que estão na Suíça, Luxemburgo, França e em Cabo Verde.
Segundo Teresa Henriques, a pasteleira e empresária responsável pela Academia, esta é já a sexta obra desta entidade, onde se partilham receitas, histórias e técnicas onde a tradição caminha com a inovação.
“É uma verdadeira enciclopédia, com passo a passo, e que é também um elogio à pastelaria tradicional portuguesa”, disse a fundadora que coordenou esta nova edição de 349 páginas “que já há muito se aguardava na pastelaria portuguesa”, referiu a empresária.
A apresentação do livro decorreu a 23 de novembro. no Céu de Vidro, numa festa que não podia ter corrido melhor pois contou com a participação de 400 pessoas, que vieram de várias localidades e até de outros países, para assistir ao lançamento da obra.
”Participaram também vários autarcas do país que acompanharam os nossos alunos e agora haverá lançamentos nas suas cidades”, explicou Teresa Henriques acrescentando que haverá apresentações de Norte a Sul país. Marcadas já estão as iniciativas no Fundão e em Aveiro.
A Academia de Cake Design existe há mais de 12 anos e por lá já passaram perto de três mil alunos, com 500 a obter a certificação desta área específica.
A escola tem entre oito a 12 formadores mas depois “recebemos vários chefs internacionais que vêm ensinar técnicas específicas da área da pastelaria”.
Apesar de “sermos uma pequena escola particular, mexemos com a economia local”, contou Teresa Henriques que destacou uma das últimas parcerias internacionais, que foi feita com a Associação da Coreia do Sul – que se dedicam a criar flores de butter cream – e que escolheram esta entidade caldense para iniciar a digressão pela Europa.
“O cake design em Portugal vive um bom momento, apesar de faltarem mais ações de fiscalização”, disse Teresa Henriques que se orgulha de ter alunos nos melhores espaços de pastelaria em Portugal e no estrangeiro e também com os seus próprios ateliers. “Isso dá-nos força para continuar a trabalhar”, disse a empresária que se divide entre o seu trabalho de pastelaria e as aulas da Academia, de pastelaria e de cake design.
A academia aposta em três turmas por ano, de pastelaria e de cake design, numa média de 50 alunos por ano.
“Legado dos Chefes – Tradição de mãos dadas com inovação” pode ser adquirido na Academia, custa 29 euros e também pode ser adquirido on-line, através dos participantes que têm receitas na obra. Teresa Henriques já está a planear o próximo livro.





