“Ai qu’inganes c’mó tó tó”. É este o mote do Carnaval deste ano na Nazaré, cujo reinado foi entregue a Alex Veríssimo e a Maria Victor Mafra.
A expressão – popular entre as gentes “da praia” – não tem uma explicação fácil, mas é usada quando os nazarenos se querem referir a uma pessoa que vive acima das suas possibilidades. “Como alguém que vai passear com uma roupa nova e não paga a renda da casa e deve tudo a toda a gente”, de acordo com a explicação de um nazareno.
Escolhido que está o mote, a autarquia abriu o concurso para a Marcha Geral do Carnaval da Nazaré 2013. Os trabalhos a concurso – obrigatoriamente com letra e música originais – devem ser entregues até às 19h00 da próxima sexta-feira, 18 de Janeiro. O tema vencedor será comprado pela Câmara Municipal, pelo valor de 250 euros, e dará ritmo a mais uma festa que é considerada como um dos mais populares dos carnavais portugueses.
Vivido com intensidade pelas gentes locais, o Carnaval da Nazaré arranca oficialmente a 3 de Fevereiro, com mais uma tradicional festa de S. Brás e romaria ao Monte de São Bartolomeu. Mas já antes disso começa o reboliço dos bailes de Carnaval nas diversas salas nazarenas e a divulgação das várias marchas que todos os anos animam os festejos carnavalescos.
J.F.