Quarta-feira, 14 _ Janeiro _ 2026, 8:48
- publicidade -
InícioPainelUm cardeal patriarca e dois presidentes de Câmara no centenário da Caixa...

Um cardeal patriarca e dois presidentes de Câmara no centenário da Caixa Agrícola

-

Decorreram no programa previsto as comemorações dos cem anos da Caixa de Crédito Agrícola Mútuo das Caldas da Rainha, Óbidos e Peniche, que contaram com a presença do cardeal patriarca D. José Policarpo, ele próprio natural de Alvorninha (freguesia que está na génese daquela instituição centenária).

Após o descerramento de uma placa na sede da Caixa, seguiu-se uma missa na Igreja Nossa Senhora da Conceição presidida pelo cardeal, que teve uma homília direccionada para o evento, recordando os valores que presidiram à criação das mútuas.

Na sessão solene que teve lugar no CCC estiveram presentes os presidentes de Câmara de Óbidos, Telmo Faria, e de Peniche, António José Correia, bem como o vereador Tinta Ferreira em representação do município caldense. Nela foi projectado um pequeno filme sobre os cem anos da Caixa Agrícola.

A história da CCAM contada em livro

Joana Tornada apresentou o seu livro “Vínculo com a Terra”, dedicada à Caixa de Crédito Agrícola Mútuo, onde faz a história desta cooperativa desde a sua criação em 1913.

Mais virado para o presente e para o futuro esteve o discurso de António José Correia, que referiu o apoio da CCAM às actividades económicas no seu concelho (Peniche) e à importância da “relação de proximidade” entre os seus funcionários e os clientes. Uma tónica que também foi abordada por Telmo Faria.

Aquela que é hoje uma instituição financeira marcante na região Oeste começou por chamar-se Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Alvorninha há precisamente um século. Passou depois a designar-se Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Vidais até passar a ter o nome da sede do concelho. Em 1996 e 1999 juntam-se, respectivamente, as caixas de Óbidos e de Peniche, com evidentes ganhos em termos de economias de escala.

Com um volume de negócios de 478 milhões de euros em 2012, a CCAM de Caldas da Rainha, Óbidos e Peniche emprega 68 trabalhadores e registou no ano passado lucros de 669 mil euros. C.C.

Loading

- Advertisment -

Edição #5625

Assine a Gazeta das Caldas e aceda todas as notícias premium da região Oeste.

Visão Geral da Política de Privacidade

Este website utiliza cookies para que possamos proporcionar ao utilizador a melhor experiência possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu browser e desempenham funções como reconhecê-lo quando regressa ao nosso website e ajudar a nossa equipa a compreender quais as secções do website que considera mais interessantes e úteis.