Terça-feira, 3 _ Fevereiro _ 2026, 21:26
- publicidade -
InícioSociedadeColégio Rainha D. Leonor lidera rankings das escolas da região

Colégio Rainha D. Leonor lidera rankings das escolas da região

-

Os principais jornais nacionais publicaram no passado domingo os rankings das escolas, baseados nos exames nacionais de 2016. Entre as escolas do concelho das Caldas, o Colégio Rainha D. Leonor (CRDL) surge como a mais bem classificada da região entre as escolas do ensino secundário e é mesmo o melhor classificada no distrito de Leiria. Nas escolas do ensino básico, o colégio do Grupo GPS nas Caldas da Rainha lidera na classificação do Expresso, mas na do Público quem surge na frente é a Escola Secundária Raul Proença.

Em termos gerais, as escolas dos concelhos de Caldas e Óbidos melhoraram nos exames nacionais deste ano, segundo os rankings do Público (que considera oito disciplinas) e do Expresso (que tem em conta quatro exames). Apenas a Secundária Raul Proença registou uma descida, tanto na média das notas, como na classificação.
O Colégio surge na posição 47 da lista do Público com uma média de 12,26 valores, mais quatro décimas que a Raul Proença, que aparece 10 lugares abaixo. Apesar da descida, a Raul Proença surge ainda no top 10 entre as escolas públicas e é a segunda no distrito, atrás da Secundária de Porto-de-Mós. A Rafael Bordalo Pinheiro subiu 139 lugares no ranking daquele jornal diário registando este ano 10,68 de média.
A Escola Josefa D’Óbidos escalou quase 170 lugares e ocupa a posição 267 do ranking, com uma média de 10,41. No ano passado a média da escola obidense era inferior aos 10 valores.
Na lista do Expresso as posições relativas das escolas dos dois concelhos mantêm-se, mas surgem um pouco mais acima na tabela. Na classificação daquele semanário, o Colégio Rainha D. Leonor surge em 30º, à frente inclusivamente da melhor escola pública do país, que só aparece quatro lugares abaixo.

QUEDA GENERALIZADA NO 9º ANO

Se a classificação dos dois jornais é consensual em relação às escolas do ensino secundário, cada um dá a liderança a uma escola diferente em relação aos exames nacionais do 9º ano. Neste ciclo, a nota dominante é que as escolas dos concelhos das Caldas e Óbidos desceram as suas médias. A EB de Santo Onofre é a excepção.
No ranking do Público quem surge à frente é a Raul Proença, que deixou o lote das 100 melhores e aparece no 125º posto com uma média de 3,19. A seguir surge este ano o Colégio, na posição 149, com uma média de 3,22 e o pódio fecha com a EB D. João II, com 2,87 de média.
O Colégio Frei S. Cristóvão, que foi o segundo do concelho em 2015, desceu 358 lugares para ocupar este ano o lugar 371 com 2,79 de média. A mesma nota teve a Escola de Santa Catarina, que surge 10 lugares abaixo.
Abaixo do top 800 surgem a Josefa D’Óbidos (849), a EB de Santo Onofre (880), que melhorou a média de 2,39 para 2,47 e subiu 97 lugares. Fecha o ranking a nível local a Bordalo Pinheiro (1017) com uma média de 2,19.
Na lista do jornal Expresso a ordem da tabela é idêntica. Apenas no topo há uma inversão, com o Colégio Rainha D. Leonor à frente da Raul Proença. Neste ranking as notas médias surgem em percentagem e não em valores.
Este ano deixaram de se realizar exames nacionais no 4º ano e no 6º ano, pelo que os rankings deixaram de contemplar estes ciclos de ensino.

Loading

- Advertisment -

Edição #5628

Edição Digital

Capa da Semana


VER CAPA


FAÇA LOGIN

Acesso exclusivo a assinantes
Opção 2: O "Pulso Urgente" (Chama a Atenção) O que faz: O botão de ação "pulsa" suavemente, aumentando ligeiramente de tamanho e emitindo um brilho dourado. Porquê: Cria um sentido de urgência e "convida" ativamente ao clique. É impossível de ignorar na barra lateral.
Gazeta das Caldas

Assinaturas do
Centenário

Condições exclusivas para celebrar 100 anos de história.

Ver Campanhas
Até 31 de Julho de 2026
Visão Geral da Política de Privacidade

Este website utiliza cookies para que possamos proporcionar ao utilizador a melhor experiência possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu browser e desempenham funções como reconhecê-lo quando regressa ao nosso website e ajudar a nossa equipa a compreender quais as secções do website que considera mais interessantes e úteis.