Especialistas políticos debatem “Portugal e a Crise Europeia”

0
558

Termina amanhã em Óbidos mais uma edição dos Cursos de Verão, que este ano têm por temática “Portugal e a Crise Europeia”.
O curso está estruturado em seminários académicos que incidirão sobre as diferentes dimensões de abordagem à crise europeia e as suas consequências, designadamente os desafios institucionais da União Europeia, as consequências políticas, económicas e financeiras da crise, o impacto nas opiniões públicas e nos partidos políticos, numa abordagem integrada. Para cada um destes temas foram convidados investigadores do panorama nacional e internacional, como é o caso de Sebastian Royo, Fernando Teixeira dos Santos, Miguel Poiares Maduro, Carlos Gaspar, António Goucha Soares, Madalena Meyer Resende, Marco Lisi e António Costa Pinto.
Hoje, dia 1 de Junho, pelas 21h00 na sala EPIC, decorrerá uma mesa redonda, aberta à participação do público em geral sobre a “Crise da Ordem Liberal”. Moderado por Guilherme Marques Pedro (IPRI), o debate contará com a participação de José Pacheco Pereira (ISCTE), Gonçalo de Almeida Ribeiro (Harvard University), Francisco Corboz e Ana Fouto (ambos da Universidade de Lisboa).
Na sessão de 2 de Junho terá lugar um debate com a presença de quatro deputados portugueses ao Parlamento Europeu – Diogo Feio, Paulo Rangel, Rui Tavares e Vital Moreira – que analisarão as diversas visões sobre a temática “Portugal e a Crise Europeia”.
Os Cursos de Verão são organizados pelo IPRI (Instituto Português de Relações Internacionais), da Universidade Nova de Lisboa, e pela Câmara de Óbidos, em colaboração com a Representação da Comissão Europeia em Portugal e o Gabinete do Parlamento Europeu.
Os interessados em obter mais informações poderão consultar o site www.ipri.pt.

F.F.